Memória

Conhecer o passado para construir o presente e o futuro, é com este objetivo que desenvolvemos o programa de memória empresarial do Grupo Suzano.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA SUZANO – CDM

Entendemos que a história é um dos mais valiosos patrimônios de uma organização empresarial, porque nela são traçados os fundamentos de sua cultura organizacional e de sua identidade, o DNA que é transmitido de geração para geração.

Assim, em 2002, criamos o Centro de Documentação e Memória Suzano – CDM -, responsável pelo registro do presente e pela gestão da memória do Grupo, não apenas para preservá-la, mas, principalmente, transformá-la em aprendizado e fonte de inspiração para os planos e as ações presentes e futuras.

O CDM desenvolve atividades para reunir, tratar e disponibilizar acervos históricos referentes aos nossos negócios em todas as suas fases de desenvolvimento, envolvendo aspectos da evolução institucional, técnica, administrativa, mercadológica e gerencial.

LINHA DO TEMPO

A origem do Grupo Suzano remete à criação de uma empresa comercial por Leon Feffer. Nascido em 1902 na cidade de Kolki, na Ucrânia, Leon emigrou para o Brasil em 1921 e começou a atuar no comércio de papéis.

GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES

Leon Feffer

Max Feffer

David Feffer