Buscar
Suzano Papel e Celulose    Florestal 
Manejo Florestal
Sem agredir o meio ambiente, produzimos celulose a partir de florestas renováveis

Em todas as nossas áreas de plantio, realizamos o manejo florestal sustentável, um conjunto de tecnologias e práticas de gestão capaz de conciliar o cultivo do eucalipto de forma economicamente viável, com a conservação dos recursos naturais, a preservação ambiental e o respeito às comunidades.

Desde 1999 mantemos a Política para Manutenção da Biodiversidade do Manejo Sustentável de Plantações, que implica o monitoramento constante da diversidade biológica. Nesse sentido, adotamos o Bioindex, ferramenta que permite avaliar a composição dos grupos genéticos de clones e sementes de eucalipto em idade de plantio, assim como a proporção de áreas de reserva nativa, tipo e fragmentação da cobertura vegetal. O diagnóstico possibilita identificarmos as áreas que precisam de mais atenção do ponto de vista da diversidade biológica.

Um dos elementos de nosso manejo sustentável é o plantio em mosaico, em que os talhões, sempre que possível, são entremeados por fragmentos de vegetação nativa, formando corredores ecológicos. As áreas são divididas em sete setores e o plantio ocorre de forma rotativa, ocupando um setor por ano. A técnica de cultivo mínimo é fundamental para a conservação do solo, já que todo o resíduo da colheita se mantém na terra, formando uma cobertura que a protege de erosões, mantém sua umidade e agrega nutrientes.

Plantio em Mosaico Talhões
Plantio em Mosaico Talhões: plantação de eucalipto dividida por idades

Além disso, em todas as nossas áreas de plantio, respeitamos as normas legais de preservação dos mananciais, mantendo a vegetação nativa em pelo menos 50 metros em torno das nascentes e em 30 metros ao longo dos cursos d’água. Vamos além da legislação ao realizarmos ainda manejo integrado das microbacias, com o monitoramento da qualidade e disponibilidade tanto das águas superficiais como das subterrâneas.

Clique aqui para acessar o Plano de Manejo Suzano.

Escritórios
Somos a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e estamos entre as 8 maiores de celulose de mercado global. Nosso produto é reconhecido internacionalmente por sua qualidade e submetido ao mais rigoroso controle ambiental - condição que nos proporcionou alcançarmos o maior escopo de certificações florestais do planeta. Para atendermos com eficiência às demandas no exterior, estruturamos uma rede de escritórios localizados em pontos estratégicos: Brasil, Estados Unidos, Suíça e China.
Conheça