Buscar
Suzano Papel e Celulose    Celulose 
Unidade de Negócio Celulose
Ocupamos a posição de segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo

A celulose é um carboidrato, com característica fibrosa e componente mais abundante da parede celular dos vegetais, conferindo rigidez e firmeza às plantas. É o entrelaçamento dessas fibras que origina, por exemplo, o papel.

Em 2012, comercializamos 1,847 milhão de toneladas de celulose, sendo 32% destinadas à Europa, 36% à Ásia, 2% à América Latina (excluindo Brasil), 22% ao Brasil e 8% à América do Norte. Esses números nos posicionam como a segunda maior produtora mundial de celulose de eucalipto do mundo e entre os dez maiores players de celulose de mercado.

Esse resultado é fruto de trabalhos em várias frentes. Profissionais dedicados, interação aprofundada entre os escritórios internacionais e as equipes sediadas no Brasil e a participação nos principais eventos nacionais e internacionais ligados ao setor, onde companhias de celulose de todo o mundo debateram aspectos mercadológicos, além de promovermos encontros que revelam também nossos compromissos de longo prazo.

Paralelamente, nos preparamos para o início das operações no Maranhão, que elevará nossa disponibilidade de celulose de mercado para cerca de 3,4 milhões de toneladas. Para isso, a Unidade de Negócio Celulose formulou novas estratégias comerciais, elaborou planos quinquenais de crescimento e aperfeiçoou o nível dos serviços ofertados para fortalecer os laços com nossos clientes. O mesmo ocorre em relação à infraestrutura tecnológica, o que nos mantêm seguros de que estamos preparados para o próximo salto de produção da Unidade Imperatriz.   

A busca pela qualidade de nossos produtos e serviços, sempre respeitando as pessoas, o meio ambiente e o futuro do planeta, é permanente, desde o plantio do eucalipto até a distribuição do produto final. Seguimos os princípios de certificações internacionalmente respeitadas, que asseguram as melhores práticas em gestão nas esferas ambiental, social, de qualidade, saúde e segurança. Atualmente, a celulose Suzano Pulp é reconhecida pelas mais conceituadas certificações, como a OHSAS 18001, a ISO 9001, a ISO 14001, o FSC®, o Manejo Florestal e a Cadeia de Custódia (veja mais). Além disso, somos pioneiros na quantificação da Pegada de Carbono da nossa celulose, utilizando a metodologia PAS 2050 e com a certificação do Carbon Trust, instituição britânica que validou o cálculo da Pegada (veja mais).

Pegada de Carbono
Somos pioneiros no levantamento da pegada de carbono, que calcula o volume de Gases do Efeito Estufa (GEE) emitidos em todas as etapas do ciclo de vida do produto. Em 2009, apuramos os resultados relativos à Suzano Pulp, na Unidade Mucuri (BA) e, com isso, fomos a primeira empresa de celulose do mundo a deter o selo Carbon Reduction Label, fornecido pela Carbon Trust, instituição britânica reconhecida pela promoção de uma economia de baixo carbono. Já ampliamos o escopo de produtos avaliados e calculamos também as pegadas dos papéis Suzano Report®, Alta Alvura®, Paperfect® e Symetrique®.
Conheça