Projeto Trilhas: Suzano Papel e Celulose e ICMBIO em prol da educação ambiental

Passar algumas horas em uma floresta vivenciando e entendendo o impacto do homem na natureza. Esta é a proposta do Projeto Trilhas, uma iniciativa da nossa empresa em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que acontece na Floresta Nacional do Rio Preto, localizada em Conceição da Barra (ES).

O projeto, que teve início em 2016,  foi totalmente  repaginado e teve sua nova versão apresentada no dia 23/08 aos nossos colaboradores e poder público. A reestruturação aconteceu visando melhorias para atingir o objetivo de desenvolver uma visão multidisciplinar de educação ambiental a alunos do ensino fundamental de escolas da região.

Como o projeto acredita e aposta na vivência como principal forma de aprendizado, durante a programação, os visitantes participaram de muitas atividades lúdicas relacionadas à conservação do meio ambiente e, como atração principal, todos participaram de uma trilha que conta com réplicas mecânicas de animais que podem ser encontrados na região. “Nossa intenção é utilizar a Flona cada vez mais como um grande laboratório de vivências em educação ambiental. A nova identidade visual da trilha, onde o visitante é convidado a exercitar os sentidos, assim como as réplicas em tamanho natural dos animais,  são exemplos desses novos mecanismos de aproximação das crianças com a natureza e que reforçam ainda mais esse sentimento de interdependência” comentou Yugo Matsuda, nosso coordenador de Sustentabilidade.

Ainda na trilha, é possível observar pássaros que foram apreendidos em cativeiros ou em ações de combate ao tráfico de animais silvestres. Murilo Rezende, engenheiro florestal do ICMBio, comenta sobre como a parceria vai além da educação ambiental para crianças. “Atualmente somos o único local do Norte do Estado que acolhe animais nesta situação. Cuidamos deles, muitas vezes lesionados devido a maus tratos que sofreram e preparamos para retornarem ao seu ambiente natural. A Suzano tem sido parceira no projeto de educação ambiental e ainda na alimentação dos animais a serem recuperados.” comenta.

Para simbolizar a revitalização do projeto,  ao final do evento, foi feita a soltura de 11 papagaios já reabilitados na Flona.  Para Joanne Santana Silva, estudante da Escola Formare e uma das pessoas que participaram desse momento, a experiência foi renovadora. “Poder conhecer a FLONA Rio Preto e libertar esses animais despertou, ainda mais, o sentimento de preservação do meio ambiente”, comentou a estudante moradora de Itabatã. “Foi muito legal conhecer mais uma das ações que a Suzano faz em responsabilidade socioambiental”, completou.

Para realizar o trabalho de educação ambiental, nossa empresa e o ICMBio contam com o expertise da Ekobé, uma ONG capixaba que realiza projetos de incorporação dos temas da sustentabilidade na estratégia e na gestão das empresas.

 

Sobre a Flona

As florestas nacionais integram as categorias de áreas protegidas de uso sustentável. Elas são áreas de posse e domínio públicos com cobertura florestal predominantemente nativa.

A Flona pertence a uma área de preservação ambiental, pois contém elementos naturais de importância ecológica ou ambiental. Nela há predomínio de Mata Atlântica, uma das florestas mais ameaçadas do mundo, com várias espécies endêmicas em risco de extinção.

As visitas podem ser agendadas por meio dos seguintes contatos:

Suzano: meioambienteba@suzano.com.br

Ekobé: flora.zauli@gmail.com

Flona: murilo.machado@icmbio.gov.br