Desbravamos cultivando a vida

Plantamos, colhemos, produzimos e transformamos, preservando a natureza, semeando o cuidado e cultivando relações sustentáveis. É esse equilíbrio do desbravar e do cultivar que orienta os 94 anos de nossa história e que pauta o conteúdo do nosso Relatório de Sustentabilidade 2017.

Neste documento mostramos como acreditamos ser possível criar e compartilhar valor com todos os stakeholders e como atuamos para melhorar a vida dos nossos consumidores, contribuindo para promover acesso à higiene pessoal, à saúde, ao mundo da leitura, à cultura e à educação.

Saiba sobre: Onde estamos | Nossas políticas | Pilares estratégicos | Código de conduta


A base do nosso negócio está nos mais de 600 mil hectares de áreas de eucalipto plantados para garantir uma produção sustentável de celulose e de mais de 500 mil hectares destinados a áreas de conservação, em um total de aproximadamente 1,2 milhão de hectares.

Para garantir a perenidade de nossas operações e a capacidade de continuar fabricando produtos que estão presentes no dia a dia de bilhões de consumidores no Brasil e no exterior, nosso cuidado está em cada hectare onde estamos presentes. Afinal, nosso negócio depende das melhores práticas com as pessoas e com o meio ambiente.

Consulte nossos planos de manejo:: UNF BA | UNF MA | UNF SP


Temos orgulho em estar presentes na vida das pessoas e a certeza de que nosso caminhar nos faz ser melhores a cada dia. Para que esse sentimento não se restrinja à nossa empresa, formamos um time de 8 mil pessoas, distribuídas por todas as regiões do Brasil e por diferentes países no exterior, movidas pelo propósito de desbravar e cultivar a vida e guiados por nosso jeito Forte-e-Gentil.

São essas pessoas que dão energia a ações como aquelas lideradas pelo Voluntariar e que fazem da Suzano uma das melhores empresas para se trabalhar e se desenvolver profissionalmente.


Inovar significa buscar formas para que novas tecnologias, modelos, processos e negócios transformem para melhor aquilo que já conhecemos e ajudem a descobrir o que ainda vamos criar. Foi assim que desenvolvemos na década de 1950 a produção de papel a partir do eucalipto e que evoluímos nos últimos anos com nossos negócios adjacentes.

Esse espírito empreendedor nos levou a desenvolver também a primeira celulose fluff de eucalipto, a produzir lignina, uma plataforma de química verde para a substituição de matéria-prima de origem fóssil, e a avançar com pesquisas de biotecnologia na FuturaGene.

Saiba mais sobre como exploramos a inovação


Para continuar investindo no presente e no futuro, buscamos ser mais eficientes, produtivos e inovadores em tudo o que fazemos. Nosso objetivo de evoluir todos os dias direciona investimentos como a expansão da fábrica de Imperatriz (MA) e a instalação de uma nova estação de tratamento de efluentes em Mucuri (BA), entre outros projetos realizados no último ano.

Em nossa busca contínua pela melhoria, priorizamos também aspectos ambientais e sociais, um modelo de gestão que une o Projeto Nascentes do Rio Mucuri, o Instituto Ecofuturo e muitas outras iniciativas e ações.

Conheça o nosso Propósito
Saiba mais sobre o Suzano Mais
Cada curtida, uma semente