Suzano Papel e Celulose engaja colaboradores com trabalho voluntário

Por Aberje

A Suzano Papel e Celulose – empresa associada da Aberje – promove, há mais de uma década, o Programa Voluntariar, que tem como principal objetivo inspirar as pessoas para o protagonismo social e o engajamento em ações de voluntariado, fortalecendo seu papel de agente de transformação na sociedade. O projeto incentiva colaboradores, familiares e parceiros a compartilharem parte de seu tempo e talento em prol de uma causa. Em 2017, o projeto beneficiou mais de 29.600 pessoas por meio da participação de 3.262 participações voluntárias. Em 2018, até junho, já participaram dessas ações 1.050 colaboradores da Suzano.

Profissionais que exercem ações de voluntariado tornam-se mais proativos, comunicativos e desenvolvem habilidades de relacionamento interpessoal, planejamento e empatia. Além disso, tornam-se capazes de identificar a importância de cada um dentro de uma equipe, desenvolvem resiliência para lidar com situações diversas, espírito de liderança, cultura empreendedora e visão global.

Quando comprometido em participar de uma causa em que acredita, o ser humano torna-se mais realizado como indivíduo. “O trabalho voluntário reforça o propósito e o sentimento de fazer parte de uma transformação social, compartilhando o que as pessoas tem de melhor para influenciar de maneira positiva a vida de outras pessoas”, afirma Elisabete Flores Pagliusi, Coordenadora de Voluntariado e Projeto de Formação da Suzano Papel e Celulose.

Em parceria com órgãos públicos e instituições sociais, o Programa Voluntariar realiza diversos projetos que qualificam e fomentam o desenvolvimento social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Este é o caso de projetos como o Suzano na Escola e o Formare, um projeto que já formou mais de 630 jovens e contribuiu para que 74% deles entrassem no mercado de trabalho. Além disso, o Voluntariar desenvolve, ações sociais diversas, realizadas em todas as unidades da empresa (Escritório Central – SP, Suzano – SP, Limeira – SP, Imperatriz – MA e Mucuri – BA).

Para Marcela Porto, Gerente Executiva de Gestão da Comunicação da Suzano Papel e Celulose, o trabalho voluntário é uma maneira daempresa contribuir com a construção de uma sociedade melhor e, ao mesmo tempo, desenvolver competências em indivíduos e profissionais. “O programa oferece a oportunidade de inspirar as pessoas visando à construção de um futuro melhor, semeando o cuidado e cultivando a vida, enfatizando o jeito “Forte-e-Gentil” da empresa”, afirma.

Empresas que integram programas de voluntariado geram em seus colaboradores orgulho em pertencer e querer fazer parte, apresentam um clima organizacional mais saudável e colaborativo, além de atrair e reter novos talentos. “Como líderes, nós temos o papel de inspirar e mobilizar nossas equipes a participarem de ações voluntárias. Nós buscamos continuamente estimular a evolução no cuidado nas relações com as pessoas e com o meio ambiente”, ressalta Júlia Fernandes, Diretora Executiva de Gente e Gestão da Suzano Papel e Celulose.