Suzano Papel e Celulose promove programa de voluntariado na Bahia e demais localidades

Por Bahia Extremo Sul

A Suzano Papel e Celulose promove, há mais de uma década, o Programa Voluntariar. Em parceria com órgãos públicos e instituições sociais, desenvolve diversos projetos que qualificam e fomentam o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A Suzano realiza ações nos estados da Bahia, Maranhão, São Paulo e Espírito Santo.

O Programa tem como principal objetivo inspirar as pessoas para o protagonismo social e o engajamento em ações de voluntariado. As iniciativas promovem interação entre os voluntários e as comunidades e desenvolve nos participantes habilidades de relacionamento, comunicação e planejamento. Além disso, profissionais que exercem ações de voluntariado aprimoram suas habilidades para lidar com situações adversas, fortalecem o espírito empreendedor e seu papel na sociedade.

Um dos projetos realizados pelo Voluntariar é o Formare, desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe, que auxilia na implementação do projeto na empresa e cria o conteúdo do curso de acordo com o ramo de atuação. As aulas são ministradas por voluntários da empresa que são capacitados pela Fundação e dedicam seu tempo e talento para compartilhar conhecimentos e experiências com os jovens beneficiados pelo programa.

A iniciativa busca desenvolver uma qualificação profissional e novas perspectivas de vida para os jovens participantes e tem alcançado resultados expressivos: cerca de 74% dos alunos foram inseridos no mercado de trabalho após a participação no projeto. Na Unidade Mucuri, desde o início do Programa Formare, 11 turmas já foram concluídas, 218 jovens se formaram, 70% foram inseridos no mercado de trabalho e 54 começaram a trabalhar na empresa. “Antes de estudar no Formare, eu não via em Mucuri muita expectativa de seguir meu sonho de ser engenheiro. Mas participar do programa e ter a oportunidade de ingressar na nova área de Conversão Tissue me ajudou a crescer na vida e adquirir um conhecimento maior sobre tudo o que eu venho estudando”, conta Matheus Silva Castro, Operador de Tubeteria da Unidade Mucuri.

Outra iniciativa que integra o Programa Voluntariar é o Suzano na Escola, desenvolvido em parceria com a Junior Achievement. O projeto busca despertar o espírito empreendedor de jovens em fase escolar e compartilhar conhecimentos e experiências para uma formação educacional, ampliando a visão do mercado e negócios. Desde 2009, o projeto beneficiou 4.651 alunos com o apoio de 765 voluntários.

Já em 2018 iniciamos mas uma iniciativa com a Junior Achievement, o Projeto Miniempresa que está em sua 5ª edição, contanto com 25 voluntários. Na região da Bahia o Voluntariar contou com a participação de 454 voluntários nesse primeiro semestre, em diversas iniciativas, Nascentes do Mucuri, ACISO – Ação Cívico Social em parceria com a Marinha do Brasil e outras ações sociais.

Para Elisabete Flores Pagliusi, Coordenadora do Programa Voluntariar da Suzano Papel e Celulose e Projeto de Formação, o Programa é uma forma de inspirar as pessoas visando a construção de um futuro melhor. “Promover iniciativas que contribuam com o desenvolvimento social das comunidades nas quais estamos presentes faz parte do nosso Propósito. Buscamos continuamente cuidar das nossas relações e estimular o engajamento social”, ressalta.