Recado aos formandos ITA 2018

Caros formandas e formandos, e agora colegas,

Hoje é um dia especial na vida de vocês. Ainda me lembro deste dia, há 36 anos, e o que ele significou na minha vida. Foi um momento mágico, um rito de passagem que eu tive a sorte de atravessar ao lado dos meus grandes amigos da T82, muitos deles presentes aqui hoje para prestigiar vocês. Esta irmandade e amizade que nos une há tanto tempo nasceu do mesmo jeito que muitas amizades da T18: entre provas, festas, risadas, trotes, viagens e momentos de alegria, de tristeza e  de fraternidade.

De tudo o que vou dizer aqui, esta é a mensagem MAIS IMPORTANTE, aquela que espero que vocês levem para a vida: valorizem estas amizades e mantenham a mesma união que hoje torna vocês tão fortes e tão próximos.  São esses os amigos que estarão ao lado de vocês para comemorar a primeira promoção; que estarão ao seu  lado quando as coisas no trabalho não estiverem tão fáceis, que estarão juntos no altar do seu casamento, no nascimento dos seus filhos, nas celebrações da vida. De tudo que o ITA nos proporcionou, acreditem em mim, estas amizades serão o maior legado.

Antes de falar um pouco sobre como, na minha visão, vocês podem ser agentes transformadores do futuro, eu quero agradecer por esta oportunidade e expressar o quanto me sinto honrado e emocionado por este convite. Sem sombra de dúvida, este é o maior prêmio que já recebi. Mais importante que todos os campeonatos de truco que ganhei destes patos; mais importante que as posições profissionais que assumi ao longo da minha carreira.

Dos reconhecimentos que recebi, nenhum é tão significativo quanto voltar à minha “alma mater”, falando para a minha querida esposa, minha família, os amigos e esta turma que inicia uma maravilhosa jornada de vida pessoal e profissional.

Por isso, muito obrigado!

Inevitável não fazer um paralelo entre meu período no ITA, de 1978 a 1982, quando estávamos iniciando um processo de redemocratização de um país com baixa inserção global, alto índice de analfabetismo e pouco acesso à saúde, e o mundo de hoje, quando o Brasil desempenha um papel importante na arena mundial, com uma democracia de instituições fortes e acesso mais amplo à educação e à saúde, ainda que de baixa qualidade.

O salto entre a minha formatura e o momento atual foi importante, mas não foi NEM DE LONGE suficiente. Ainda temos muito a melhorar, e quero falar, justamente, sobre o papel que CADA UM e o que TODOS podem desempenhar na transformação que desejamos ver no Brasil e na sociedade.

Todos reconhecemos que os avanços tecnológicos vêm se acelerando e que a digitalização, a inteligência artificial e a biotecnologia, entre outros campos, vão alterar significativamente o panorama econômico global. Entretanto, ainda há duas questões que este desenvolvimento todo não consegue endereçar: MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA e, principalmente, IGUALDADE DE OPORTUNIDADES.

Costumamos citar como exemplos maravilhosos, jovens que conseguiram reverter esta situação e ascender socialmente. É provável que aqui existam exemplos de situações assim. Temos que tirar o chapéu para estes que sabemos, são outliers, exceções. Em uma sociedade justa, isto deveria representar a regra. Um jovem de 17/18 anos que começa sua vida adulta deveria ter condição de competir de igual para igual com outros, em vez de ser penalizado pela loteria do nascimento.

As condições precedentes indispensáveis para isto são, no mínimo, saúde e educação de qualidade. Este deve ser o alicerce  fundamental para a justiça social e o desenvolvimento. São os campos em que todos podem criar o maior impacto para as próximas gerações.

Me parece  óbvio que tentemos buscar um choque de eficiência e produtividade na gestão governamental. Esta ação, combinada com a redução ou eliminação de privilégios de diversas naturezas, permitirá disponibilizar recursos para o investimento, motor principal da geração de empregos e do círculo virtuoso do desenvolvimento.

E como vocês podem causar este impacto?

A responsabilidade de vocês neste processo será construída, naturalmente, em círculos concêntricos. Em sua micro esfera, é importante que vocês sejam felizes em suas escolhas e leais aos seus valores. Este é um exercício diário, um músculo que precisa ser estimulado constantemente.

Em seguida, é também responsabilidade de vocês construir e valorizar as relações com os familiares e os amigos, que são uma fonte inesgotável de apoio, carinho e perdão.

O próximo círculo é a transformação das organizações. É papel de vocês fazer com que as organizações em que estejam envolvidos – profissional ou pessoalmente – mudem, evoluam e se transformem.

Como acontece quando jogamos uma pedra na água, esses círculos concêntricos reverberam e têm o poder de impactar positivamente a vida de muitas – milhares, milhões ou talvez bilhões de pessoas.

Sonhar não significa esquecer da realidade, muito pelo contrário. Significa refletir, com profundidade e seriedade, sobre onde estamos e qual destino desejamos. E, como bons engenheiros, traçar uma rota para percorrer esse caminho.

Imaginem um Brasil capaz de oferecer educação e saúde de qualidade para todos. Um Brasil com crescimento, agente propulsor de igualdade de oportunidades.

Agora tracem caminhos para chegar até lá!

Pensem grande. Ataquem problemas grandes. Abusem de grandes oportunidades. Sejam ousados. Sejam humildes. Sejam verdadeiros agentes da mudança.

Sempre disse aos jovens, começando por meus queridos filhos, que o frio na barriga é sinônimo de aprendizado e desenvolvimento, pois pressupõe que estamos diante do desconhecido – e é dele que vêm a transformação e a evolução.

Desejo a todos uma carreira e uma vida de FRIOS NA BARRIGA.

Quero, antes de encerrar, lembrar os pais de vocês  parabenizando-os e lembrando da importância no apoio fundamental à história de cada um.

Por fim, quero avisar que, a partir de amanhã, vocês serão ex-alunos desta maravilhosa instituição e, por isso, têm sim responsabilidades para com as próximas gerações.

Torço para que vocês sejam muito felizes, e que considerem a T82 como mais um apoio pessoal e profissional na merecida jornada de sucesso que irão trilhar.

Um grande beijo a todos,

Muito Obrigado.