Suzano Papel e Celulose promove formatura de curso de Educação Ambiental

Nossa empresa promoveu, este mês, a formatura da 1ª turma do curso de Educação Ambiental que atendeu mais de 1.000 alunos de 10 escolas de Imperatriz, no Maranhão. Na ocasião, foi realizada uma gincana com atividades lúdicas que reforçaram o cuidado com o meio ambiente. Cada equipe foi identificada com camisetas com nomes de rios e riachos da região e o grupo vencedor foi presentado com um passeio na Serra do Estrondo.

A iniciativa promoveu, entre os meses de outubro e novembro,  palestras para alunos de 10 a 16 anos e teve como principal objetivo fomentar a conscientização sobre a importância do meio ambiente, com foco em recursos hídricos. Os participantes receberam orientações sobre preservação, cuidados e uso consciente. Além disso, a empresa também apresentou suas iniciativas de proteção ambiental, entre elas os monitoramentos ambientais, ETA (Estação de Tratamento de Água), ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) , projetos de educação ambiental, redução do consumo de água da indústria de papel e celulose, entre outros.

As escolas participantes foram selecionadas em conjunto com a Secretaria da Educação da cidade, de modo a atender grande parte de Imperatriz. “O interessante desse momento foi o relato de alguns diretores, como a diretora da escola Maria Evangelista, que falou sobre o alto índice de criminalidade na escola, que de todos os projetos que foram executados com eles, esse de Educação Ambiental foi o que observou maior empenho dos alunos, inclusive ela ressaltou que muitos ficaram à noite estudando e se preparando para a gincana”, comenta Hamilton Fernando Zanola, nosso Gerente de Meio Ambiente.

A partir da conclusão da 1ª turma, o projeto será estendido para novas escolas das comunidades. O programa apresenta assuntos relacionados a possíveis impactos expressivos no Rio Tocantins e no solo, além de despertar nos alunos uma mudança de comportamento em relação ao cuidado e preservação do meio ambiente.