Suzano no Espírito Santo

Nossa unidade no Espírito Santo, antiga Aracruz Celulose e posteriormente Fibria, foi fundada em 1978 e hoje tem um time com mais de 4,8 mil pessoas, entre equipes próprias e terceirizadas que, lado a lado, trabalham para renovar a vida a partir da árvore.

A operação no Espírito Santo conta com

1 fábrica em Aracruz

com capacidade de produtiva de 2,3 milhões de toneladas de celulose ao ano

1 fábrica de conversão em Cachoeiro do Itapemirim

especializada em bens de consumo e produtora das marcas Mimmo e Max Pure, com capacidade produtiva de 30 mil toneladas ao ano

153 mil hectares de plantação de eucalipto 

106 mil hectares de áreas de conservação

20 mil hectares de áreas de plantio

voltadas ao Fomento Florestal, programa que estimula a parceria entre empresas do setor florestal e pequenos e médios produtores rurais 

2 centros de distribuição 

1 centro de tecnologia 

Cuidados ambientais na região

No Espírito Santo, conservamos cerca de 107 mil hectares de áreas de vegetação nativa, incluindo três Reservas Particulares do Patrimônio Nacional (RPPN), que totalizam aproximadamente 2,4 mil hectares. A seguir, você conhece mais informações sobre elas.

Restinga Aracruz

Aproximadamente 300 hectares de um fragmento bem conservado de restinga arbórea, uma vegetação rara que ocorre em regiões litorâneas. Saiba mais sobre as reservas no site RPPN Mutum Preto e Recanto das Antas.

Mutum Preto e Recanto das Antas

As áreas somam mais de 2.100 hectares no município de Linhares. Essas RPPNs são formadas por fragmentos conservados de Mata Atlântica e abrigam animais como a anta, um dos maiores mamíferos das Américas, e o mutum preto, ave que está em risco de extinção.

Nossa
atuação social

Investimos e impulsionamos o desenvolvimento social na Bahia. Confira alguns resultados

58.865 

pessoas beneficiadas pelos programas e iniciativas sociais

2.630

pessoas retiradas da pobreza por meio
dos nossos programas

16,7

milhões de reais de investimento em
projetos sociais 

210

escolas beneficiadas pelo Programa Suzano de Educação 

43.173

pessoas beneficiadas pelo Programa Suzano de Educação

Projetos sociais apoiados
no Espírito Santo

Temos projetos de desenvolvimento social em todo o país.

Conheça algumas iniciativas locais.

Cooperativa São Domingos

São Mateus — ES

A Cooperativa de São Domingos foi criada por um grupo de pessoas da comunidade quilombola de São Domingos, uma das mais tradicionais do Espírito Santo. Em 2013, líderes da comunidade se aproximaram da Suzano para propor uma parceria que pudesse gerar trabalho e renda para a comunidade quilombola. Assim começou um projeto que dura até hoje e que tem duas frentes: profissionalização em técnicas de cultivo florestal e prestação de serviços da Cooperativa para a Suzano, nas operações de plantio comercial e na restauração florestal.

Assistir ao vídeo do projeto

Cooperativa de Roda D'Água

Conceição da Barra — ES

Contratamos serviços de participantes da Cooperativa Roda D'Água (COOTRAQ), formada por trabalhadores e trabalhadoras rurais das comunidades quilombolas de Roda D'água e Morro da Onça, no norte do Espírito Santo. Quem faz parte da cooperativa atua nas áreas de manutenção de plantio de eucalipto e restauração florestal.

Juventudes Multiplicadoras

São Mateus — ES

O programa Juventudes Multiplicadoras tem o objetivo de fortalecer a relação da Suzano com as comunidades vizinhas a partir da formação de jovens lideranças em mais de 30 comunidades quilombolas do Espírito Santo. Além do currículo acadêmico, com foco em formação técnica em meio ambiente, quem participa do programa também pode conhecer profissionais da Suzano, além de desenvolver projetos que possam beneficiar a comunidade e a empresa, numa relação de troca. 

Coopyguá – Cooperativa de Agricultores Indígenas Tupiniquem e Guaranni

Aracruz — ES

A cooperativa indígena conta com grupos de artesanatos, projetos de coleta de sementes de espécies nativas e de meliponicultura, que envolve produção de mel, pólen e cera feita por espécies de abelhas sem ferrão. A área de influência da Cooperativa Coopyguá inclui três territórios indígenas do estado do Espírito Santo: Terra Indígena Tupiniquim, Terra Indígena Caieras Velhas II e Terra Indígena Comboios, que ocupam uma área total de mais de 18 mil hectares. A iniciativa conta com o apoio da Suzano para organizar e viabilizar a comercialização formal dos produtos e fortalecer a geração de renda das pessoas envolvidas. 

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.