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FAQ Fornecedores

1 - Digitei o CNPJ da empresa e não apareceram os demais campos para preenchimento.

Quando o CNPJ da empresa é inserido, o sistema realiza uma consulta automática no site da Receita Federal. Em alguns casos, o site da Receita Federal pode ter instabilidade e não identificar o CNPJ. Se isso acontecer, tente efetuar novamente o pré-cadastro mais tarde.
Quando o CNPJ da empresa é inserido, o sistema realiza uma consulta automática no site da Receita Federal. Em alguns casos, o site da Receita Federal pode ter instabilidade e não identificar o CNPJ. Se isso acontecer, tente efetuar novamente o pré-cadastro mais tarde. Utilize o navegador Internet Explorer versão 9 ou acima para efetuar o processo. Outros navegadores ou versões poderão ocasionar erros. Utilize o navegador Internet Explorer versão 9 ou acima para efetuar o processo. Outros navegadores ou versões poderão ocasionar erros.

2 - Posso adicionar mais de um e-mail no pré-cadastro?

Não. No pré-cadastro é possível informar apenas um e-mail. É para ele que será enviado o convite de certificação. Portanto, preencha a informação corretamente. Será possível inserir mais contatos no processo de certificação assim que o receber.

3 - Posso selecionar mais de uma região de atendimento?

Sim. Para selecionar mais de uma região de atendimento, mantenha pressionada a tecla “Ctrl” e marque as opções desejadas.

4 - Posso adicionar mais de uma categoria de fornecimento?

Sim. Basta selecioná-las do nível 1 ao 4 e clicar no botão “Adicionar categoria de fornecimento”, repetindo as seleções para quantas categorias desejar.

5 - Preciso selecionar todos os níveis das categorias de fornecimento?

Sim. É obrigatório selecionar todos os níveis (do 1 ao 4) antes de adicionar a categoria.

6 - Não encontrei a categoria de fornecimento em que minha empresa atua. Como faço para adicionar uma nova?

As categorias de fornecimento disponíveis foram desenvolvidas para atender a todos os escopos da Suzano. Por isso, selecione a categoria que mais se aproxima da atividade de sua empresa.

7 - Adicionei uma categoria incorretamente. Consigo removê-la?

Sim. Basta selecionar a categoria incorreta no quadro “Categorias de fornecimento selecionadas” e clicar no botão “Remover categoria de fornecimento”.

8 - Preciso efetuar o pré-cadastro de todas as filiais ou apenas do CNPJ da matriz?

É necessário efetuar o pré-cadastro para cada CNPJ que poderá faturar para a Suzano.

9 - Finalizei o pré-cadastro, porém ainda não recebi o convite de certificação.

Uma vez finalizado o pré-cadastro, as informações ficarão disponíveis para consulta de Suprimentos por 12 meses. A área de Suprimentos enviará o convite de certificação havendo oportunidades de negócio com a empresa. Sempre verifique se o serviço de recebimento de e-mails não considerou o convite de certificação como spam.

10 - Recebi o convite de certificação, mas não consigo abrir o link para o acesso ao Portal de Governança de Cadastros.

Utilize o navegador Internet Explorer versão 9 ou acima para efetuar o processo. Outros navegadores ou versões poderão ocasionar erros. Caso o erro persista, limpe o histórico de navegação e tente novamente.

11 - Não recebi nenhuma senha para acessar o portal. Como posso obtê-la?

A senha será cadastrada pela própria empresa ao aceitar o processo de certificação.

12 - Quais comprovantes bancários serão aceitos para o cadastramento da minha conta?

Basta anexar um dos comprovantes abaixo:

• cópia de cheque;
• cópia de cabeçalho de um extrato bancário atualizado (com dados da conta e CNPJ);
• declaração em papel timbrado assinada/carimbada pelo gerente do banco;
• declaração em papel timbrado assinada/carimbada pelo gerente da empresa.

Importante: somente serão aprovados pagamentos em conta-corrente no mesmo CNPJ da empresa.

13 - Não encontrei meu banco ou agência no sistema. Como faço para inserir?

Caso não encontre o banco ou a agência em que possui conta, comunique ao comprador responsável ou envie um e-mail para cadastrodefornecedores@suzano.com.br informando o CNPJ da empresa, o banco, a agência e o dígito da agência a ser inserido.

14 - Já existe uma linha de banco inserida no meu processo. Como faço para editar ou excluir?

Neste caso, significa que você já possui cadastro na Suzano, porém foi solicitado o processo de certificação para a revisão dos dados cadastrais. Se as informações bancárias estiverem incorretas, basta inserir os novos dados bancários juntamente com o comprovante. Os dados antigos serão excluídos.

Caso as informações bancárias estejam corretas, mas não existir o comprovante bancário, será necessário anexá-lo no campo “Anexos associados” na aba “Completar cadastro”.

15 - Quais documentações obrigatórias serão solicitadas?

Os documentos obrigatórios são solicitados de acordo com as categorias de fornecimento selecionadas no pré-cadastro.

16 - Como faço para saber se os documentos/informações enviados foram aprovados?

Ao realizar o login no portal e clicar em cada opção ("Completar cadastro", "Documentação de fornecedor", "Questionário de informações mercadológicas e estruturais" e "Termos"), você poderá identificar o status de cada item solicitado e enviado.

17 - No questionário de informações mercadológicas e estruturais, é obrigatório preencher todos os campos?

Sim. Todas as informações deverão ser preenchidas corretamente de acordo com o cenário atual da empresa.

18 - Verifiquei que todas as informações foram aprovadas e recebi o e-mail de finalização do processo de certificação. Já posso fornecer para a Suzano?

Com a aprovação do cadastro da empresa no processo de certificação, ela passará a compor a base de fornecedores da Suzano e, sempre que surgirem oportunidades de negócio, poderá ser incluída nas concorrências.

19 - Todos os fornecedores podem realizar o pré-cadastro?

Apenas fornecedores contratados pela área de Suprimentos da Suzano (compras centralizadas), que forneçam equipamentos, materiais, insumos e serviços de forma geral, são cadastrados por meio do Portal Governança de Cadastro. Para os fornecedores contratados diretamente pelas áreas da Suzano (compras descentralizadas), o processo de cadastramento é realizado internamente sob responsabilidade da própria área, seguindo fluxos diferenciados, conforme cada necessidade. Alguns exemplos: fornecedores para compra e venda de madeira; para arrendamento de terras; fornecedores e motoristas agregados para o processo da Paineiras Logística; pessoa física; estrangeiros; clientes; serviços públicos como energia, água e telefone; serviços advocatícios; planos de saúde, convênios de farmácias, etc.

20 - Como faço para efetuar um pré-cadastro?

Para iniciar um pré-cadastro, basta seguir os seguintes passos:

clicar no link “Fazer pré-cadastro”;
digitar o CNPJ da empresa e aguardar a validação;
preencher dados de contato (e-mail, telefone, ramal e);
adicionar todas as categorias de fornecimento em que a empresa atua;
salvar o processo para finalizar.
Em caso de dúvidas nesse processo, consulte nosso Guia Prático.

2020-06-02 15:45:50