Programas Sociais e Parcerias

Temos projetos de desenvolvimento social por todo o Brasil, além de parcerias que nos ajudam a impulsionar o crescimento local. Conheça algumas de nossas iniciativas.

Programas Sociais

Conheça alguns exemplos de nossos programas

Extrativismo sustentável

Trabalhamos em conjunto com as comunidades que extraem produtos da biodiversidade nativa, como frutos, folhas e sementes, com o objetivo de capacitar pessoas e cooperativas em práticas sustentáveis e impulsionar o desenvolvimento das regiões.

O projeto Pindowa, por exemplo, incentiva as atividades produtivas de populações dos estados do Maranhão e do Tocantins que trabalham com extrativismo, especialmente as quebradeiras de coco babaçu. Os objetivos são preservar as práticas originárias da cultura tradicional, estimular a sustentabilidade e fortalecer a produção artesanal. Saiba mais no vídeo do projeto.

Assistir ao vídeo
Reciclagem inclusiva

Por meio de parcerias, atuamos na capacitação de catadores e catadoras que fazem parte de cooperativas ou que atuam autonomamente. Com isso, auxiliamos no fortalecimento de cooperativas, no incentivo ao aumento da demanda por materiais e na articulação com poder público para contribuir na geração de renda e no desenvolvimento de uma Economia Circular.  O projeto Recicle Aracruz, por exemplo, impulsionou uma cooperativa que faz coletas em nossa fábrica de Aracruz, no Espírito Santo, a ter um aumento de 91% em sua renda em dois anos.  

Acesso ao emprego

Queremos capacitar, profissionalizar e promover conexões para acesso ao emprego formal. Um exemplo é nossa parceria com o Senai no Espírito Santo, iniciativa que oferece gratuitamente cursos a moradores e moradoras do Norte do estado em diversas localidades urbanas e rurais dos municípios de São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário, Jaguaré, Boa Esperança, Montanha, Nova Venécia e Pinheiros. O foco é na capacitação, em grande escala, de pessoas em vulnerabilidade. Desde que começou, em 2022, mais de 3,7 mil pessoas já participaram do projeto.

Programa Suzano de Educação

Para reduzir a pobreza, é preciso investir em educação. Por isso, criamos o Programa Suzano de Educação (PSE), que investe na melhoria do ensino público.

O foco é a formação integral de estudantes nas diferentes etapas da vida, considerando os aspectos intelectual, físico, emocional, cultural e social. A atuação ocorre por meio da qualificação de profissionais de educação da rede pública de ensino; da articulação intersetorial entre educação, saúde e assistência social; e do estímulo para que famílias e comunidades se envolvam mais na vida escolar.

Em 2022, cerca de 210 mil pessoas participaram ou foram beneficiadas pela iniciativa. Para mais detalhes sobre o Programa, acesse o site Suzano na Educação.

Acessar Suzano na Educação
Colmeias

A iniciativa busca estimular a produção sustentável de mel nas regiões em que atuamos. Para isso, autorizamos o acesso de apicultores e apicultoras às áreas de plantio de eucalipto, nas quais instalamos apiários. O programa possui parcerias com associações e cooperativas; oferta treinamento e assistência técnica produtiva; investe em estruturas de beneficiamento de mel e derivados; e apoia a comercialização dos produtos nas esferas local, regional e nacional.

Um exemplo importante da abrangência do Colmeias é a parceria com a Fundação Banco do Brasil no Tocantins, que beneficia diretamente 800 pessoas, fortalecendo a cadeia produtiva do mel e promovendo a Bioeconomia na Amazônia Legal.

Parcerias

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio)
Fundação Banco do Brasil
Sofidel
Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Sebrae
Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Instituto Coca-Cola Brasil
Parceiros pela Amazônia e Agência dos Estados Unidos para a Cooperação Internacional

Nossa estratégia de desenvolvimento social

Atuamos em parcerias para impulsionar o crescimento socioeconômico das regiões em que estamos presentes. Entenda melhor como fazemos isso na página Desenvolvimento Social.

Atuação regional

Buscamos crescer com os municípios brasileiros que recebem nossas operações. Nutrimos o diálogo com as comunidades em que atuamos para entender suas principais necessidades. A partir disso, ao lado de parceiros e parceiras, propomos projetos e ações de desenvolvimento socioeconômico nas regiões em que atuamos. Conheça detalhes da nossa atuação regional na página Comunidades Vizinhas.

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.