Desenvolvimento social

Estamos em mais de 200 municípios brasileiros, em que 3,3 milhões de pessoas estão em situação de pobreza. Entendemos que é nosso papel contribuir para um mundo mais justo, menos desigual e com oportunidades para todas as pessoas.

Sabemos que sozinhos não conseguiremos transformar essa realidade, por isso, atuamos em parceria com empresas, organizações da sociedade civil, associações e cooperativas, poder público, entre outros. Além disso, temos metas de longo prazo, nossos Compromissos para Renovar a Vida, com foco na redução da pobreza e no impulsionamento da educação. Saiba mais na página Compromissos.

Ir para Compromissos

Nossos resultados

Mais de

29 MIL
PESSOAS

foram retiradas da pobreza por meio das nossas iniciativas, entre 2020 e 2022

R$ 79
Milhões

de receita gerada pelos programas de geração de renda da Suzano em 2022

210
MIL

pessoas impactadas pelo Programa Suzano de Educação em 2022 

Nossa estratégia

Para estimular o desenvolvimento social, trabalhamos em três pilares:

Manter um relacionamento transparente e respeitoso com todos os públicos presentes nos locais em que atuamos é fundamental. Por isso, implementamos processos estruturados de diálogo qualificado e contínuo, com foco na geração de valor para todas as partes envolvidas, sempre respeitando a cultura e os saberes locais, como os dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

Pobreza e educação estão diretamente conectadas. Afinal, quem tem menos oportunidades educacionais costuma, também, ter renda mais baixa. Portanto, criar as condições necessárias para que essas pessoas possam estudar é parte da nossa estratégia de desenvolvimento social.

Fazemos isso por meio do Programa Suzano de Educação, que impacta a vida de estudantes de escolas públicas por meio da formação de educadores e educadoras, do fomento a políticas educacionais e da atuação em diferentes esferas ligadas à educação, como saúde e assistência social.

Investimos em programas e projetos sociais com impacto direto sobre a pobreza, sempre levando em conta a pobreza multidimensional, aquela que afeta a renda, a saúde e a educação.

Por meio de parcerias, investimos em projetos de geração de renda de alto impacto, que beneficiam mais de 47 mil pessoas e que envolvem, de acordo com características regionais, iniciativas em 
seis frentes:

- Extrativismo sustentável
- Reciclagem inclusiva
- Empreendedorismo
- Redes de abastecimento
- Acesso ao emprego
- Cadeia de Valor Suzano

Programas sociais e parcerias

Temos diferentes iniciativas para impulsionar e contribuir com o desenvolvimento social do Brasil, conheça cada uma delas na página Programas Sociais e saiba mais sobre nossas parcerias.

Atuação regional

Fique por dentro das ações para o desenvolvimento das regiões em que atuamos na página Comunidades Vizinhas.

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.