carbono

O Dióxido de Carbono (CO2) é um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global, e ao lado de outros gases emitidos em excesso na atmosfera, aumenta a temperatura terrestre e pode causar problemas climáticos graves, como secas, enchentes e diminuição na produção de alimentos.

Economia de baixo carbono

Diante do cenário que indica o aumento da temperatura do planeta nos próximos 20 anos, precisamos agir agora por uma economia de baixo carbono para ajudar no combate à crise climática. Nossas plantações de eucalipto e nossas áreas de conservação de mata nativa são grandes aliadas para superar esses desafios.

Entre os anos de 2020 e 2022, retiramos 22 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera, o que é mais do que emitimos na nossa operação e nos qualifica como uma empresa positiva para o clima. Para mais informações sobre o assunto, acesse a página Clima.

Alternativas sustentáveis

Além de remover o CO2 da atmosfera, reconhecemos que também é preciso reduzir a sua emissão. Por isso, buscamos alternativas sustentáveis para tornar nossa operação ainda mais amigável para o clima. Conheça algumas de nossas ações.  

Na produção
de eucalipto

Empregamos tecnologias de ponta para a maior eficiência energética em nossos equipamentos, proporcionando menos consumo de combustível. No transporte de madeira, há projetos para reduzir o raio médio de abastecimento, como é chamada a distância entre plantações e fábricas; além de iniciativas para otimizar rotas; ampliar caixas de carga; e expandir o uso de composições de seis semirreboques, os hexatrem.

Na indústria

Temos reduzido as emissões por meio de projetos de modernização e aumento de eficiência de fornos, caldeiras e turbogeradores. É um movimento gradativo de redução e substituição de combustíveis de maior emissão de CO2, como óleo combustível e gás natural, para combustíveis de menor emissão, como biomassa e licor negro. Também adotamos novas tecnologias, como a gaseificação de biomassa, que ocorrerá na futura fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS), atualmente em construção. 

Na logística

Além de medidas de eficiência, como sinergias no transporte de produtos de diferentes unidades de negócios, uso de veículo elétrico na região metropolitana de São Paulo, aumento do uso de modal ferroviário e otimização de rotas mundialmente, também engajamos empresas fornecedoras e realizamos diversos estudos. Em parcerias com a indústria marítima, por exemplo, estudamos possibilidades do uso de amônia verde em navios transatlânticos.

Também engajamos empresas fornecedoras e realizamos diversos estudos para reduzir emissões.

Em nossos produtos

Nossos produtos feitos a partir de matéria-prima de fonte renovável também ajudam a tornar a economia global menos dependente do carbono, já que criamos alternativas para substituir itens com base no petróleo e seus derivados, como plástico, tecidos de origem fóssil e combustível.

Créditos de carbono

Por sermos uma empresa de base florestal, temos a oportunidade de comercializar o excedente de remoções de carbono das nossas operações por meio dos Mercados de Carbono. Saiba mais sobre esse tema na página Mercado de Carbono.

Entenda como a descarbonização contribui para o enfretamento da crise climática na página Clima.

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.