Suzano leva educação ambiental a escolas do Maranhão e do Pará com o Projeto Guardiões da Floresta

No primeiro semestre deste ano, as ações já alcançaram mais de 332 alunos e 51 educadores, que atuam na educação infantil e no ensino médio

7/25/25
|
2
min. de leitura
Suzano leva educação ambiental a escolas do Maranhão e do Pará com o Projeto Guardiões da Floresta

Com a missão de promover uma atuação preventiva e cooperativa na preservação ambiental e na proteção em suas áreas de plantio, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou durante o primeiro semestre de 2025, palestras em escolas do estado do Maranhão e Pará, com objetivo  de fomentar o conhecimento e o compromisso com a preservação ambiental entre estudantes e educadores, por meio do projeto Guardiões da Floresta.

O projeto Guardiões da Floresta foi criado em 2023 pela Suzano com o objetivo de fortalecer o relacionamento com as comunidades do entorno das operações da empresa, especialmente com escolas rurais de cinco estados. No Maranhão e no Pará, só neste ano, as ações já alcançaram mais de 332 alunos e 51 profissionais do ensino, que atuam na educação infantil e no ensino médio.

No Maranhão, participaram a Escola Municipal Carlito Rodrigues, localizada no povoado Água Boa, no município de Estreito e a Escola Municipal José Alberto Lazzarin, em Açailândia. No Pará, as atividades foram realizadas na Escola Edith Ferreira, no município de Ulianópolis, e na Escola Nossa Senhora da Conceição, em Paragominas.

Entre os temas trabalhados nas palestras estão a prevenção de incêndios florestais, o combate ao desmatamento, poluição e descarte irregular de resíduos, além da conscientização sobre extrativismo ilegal, preservação da biodiversidade e combate a práticas ilegais de caça e pesca. Durante as atividades, os alunos receberam kits educativos, enquanto os professores foram contemplados com materiais de apoio voltados ao incentivo da disciplina e da promoção da saúde.

O gerente de Inteligência Patrimonial da Suzano, Mauro Rangel, ressaltou que as ações reforçam o compromisso da empresa, com a educação socioambiental como instrumento de transformação social. "Essas ações fazem parte do nosso compromisso de atuar de forma preventiva e colaborativa com as comunidades. Por isso, investimos em iniciativas que estimulam o conhecimento e a proteção do meio ambiente desde cedo, envolvendo estudantes, educadores e toda a sociedade", explica.

Canal de denúncias do Programa Guardiões da Floresta

A comunidade também pode contribuir ativamente com o projeto por meio do canal gratuito de telefone e WhatsApp 0800 203 0000 para denúncias de crimes ambientais, como desmatamento, queimadas, caça e pesca ilegais.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima, contribuindo para a proteção do meio ambiente e o fortalecimento da atuação conjunta com as comunidades locais.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.