Prêmios e Reconhecimentos

Conheça os prêmios e os reconhecimentos que a Suzano recebeu de diferentes instituições.

Últimas Premiações

Merco Empresas

No ranking que mede a reputação corporativa das empresas, a Suzano ganhou o 1º lugar no setor de Papel e Celulose e alcançou o 34º no ranking geral, subindo 20 posições em relação ao ano anterior.

Acessar premiação

Valor Inovação

Empresa mais inovadora do ranking geral e do setor de papel e celulose na análise da consultoria PwC Strategy& e do jornal Valor Econômico e 15º lugar no ranking geral entre 150 empresas, subindo três posições sobre o ano anterior. Terceiro ano consecutivo.

Acessar premiação

Anuário Época 360º

Primeiro lugar no ranking geral e no setor. Além disso fomos a grande vencedora do desafio de desempenho financeiro.

Acessar premiação
Filtre por data

Valor Inovação

Empresa mais inovadora do ranking geral e do setor de papel e celulose na análise da consultoria PwC Strategy& e do jornal Valor Econômico e 15º lugar no ranking geral entre 150 empresas, subindo três posições sobre o ano anterior. Terceiro ano consecutivo.

Anuário Época 360º

Primeiro lugar no ranking geral e no setor. Além disso fomos a grande vencedora do desafio de desempenho financeiro.

Reporting Matters

O Relatório de Sustentabilidade 2022 da Suzano foi reconhecido entre os 10 melhores do ano, de acordo com a metodologia do projeto Reporting Matters Brasil, promovido no Brasil pelo CEBDS, em parceria com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), Radley Yeldar (RY) e Grupo Report. Além disso, o documento foi o melhor na categoria Facilidade de Acesso.

Prêmio Intraempreendedorismo AEVO

A Suzano ficou em 8º lugar na categoria Inovação Aberta.

Prêmio Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras – FDC

A Fundação Dom Cabral (FDC) reconheceu a Suzano nas seguintes categorias: Criação de Valor Internacional Médias Empresa (3º lugar); Gestão de Stakeholders (8º lugar); Proposta de Valor (10º lugar); Quantidade de países (16º lugar); Criação de Valor internacional (18º lugar); Modelo Organizacional (26º lugar); e Talentos e Liderança (44º lugar).

Dual Carbon Innovator 2023

As nossas estratégias inovadoras para alcançar a redução de emissões e a neutralidade de carbono foram reconhecidas numa conferência organizada pelo jornal Southern Weekly, na China.

30% Club Brazil Award

A Suzano foi reconhecida pela 30% Club Brazil por ter 30% ou mais de mulheres no Conselho de Administração.

Merco Talentos

Suzano ficou em 1º lugar no setor e em 48º lugar no ranking geral. O prêmio reconhece empresas que melhor atraem e retém talentos.

Prêmio Melhor CSC

A Suzano foi a empresa vencedora no prêmio da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados. Além disso, ficamos em terceiro lugar nas categorias Executivos CSC e Mulheres CSC. O Suzano Global Services (SGS) ganhou destaque e reconhecimento pela jornada de transformação.

Forbes Tech 2023

A Suzano foi escolhida uma das dez Empresas mais Inovadoras do Brasil no especial da revista Forbes.

Marcas mais Valiosas do Brasil

A Suzano foi listada como uma das marcas mais valiosa do Brasil no ranking da Brand DX.

Prêmio LIDE Líderes do Brasil

Walter Schalka venceu com a Suzano na categoria governança.

Prêmio Grandes Cases de Embalagem

A nova caixa de lenços da Kleenex, livre de plástico e com texto em braile, foi premiada por suas inovações em sustentabilidade e inclusão social.

EcoVadis Sustainability

A Suzano conquistou o selo Platinum, o reconhecimento de maior nível entre as categorias, no rating Ecovadis. Melhoramos nossa pontuação geral de 69 pontos para 78 pontos e estamos entre as 1% mais bem colocadas da lista.

Prêmio Revelação em Finanças

A 20ª edição do prêmio realizado pelo IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo) reconheceu dois profissionais da Suzano. Daniel Eloy Santos de Castro, gerente executivo de planejamento financeiro, e José Rodrigues Zago Neto, gerente de planejamento financeiro, venceram com o projeto “Digital Upskilling”.

Think Work Innovations 2023

O Espaço Ecofuturo by Pólen foi reconhecido com o certificado RH Inovador. O Portal de People Analytics da Suzano ficou entre os três melhores cases na categoria People Analytics.

CSS Corporate Startup Stars

Suzano foi reconhecida como uma das 100 empresas do mundo que mais inovaram com startups no período 2022-2023. 

ANEFAC - Troféu Transparência

A Suzano recebeu o Troféu Transparência da ANEFAC. O prêmio destaca organizações que possuem boas práticas nas divulgações de seus resultados financeiros.

Cebds - Guia de Comunicação e Sustentabilidade

Profissionais de comunicação, de relações institucionais e especialistas em ESG consideraram a Suzano benchmarking para comunicação da agenda ESG com o mercado.

Edie Net Zero

A Suzano ganhou na categoria Fabricante do Ano.

Prêmio Nacional de Qualidade de Vida

A Suzano foi reconhecida como uma das empresas referência em qualidade de vida e bem-estar na 26ª edição do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida.

Prêmio Aplaude

O programa Formare Suzano venceu o Prêmio Aplaude na categoria #Compartilha, como destaque em Educação.

100 Open Startups

No ranking geral, a Suzano conquistou o terceiro lugar. Na categoria Florestal, Celulose e Papel, a companhia ganhou o primeiro lugar.

ABTCP

A Suzano conquistou o primeiro lugar nas categorias Fabricante de Celulose de Mercado, Inovação (P&D e Tecnologia) e Responsabilidade Social. A empresa ainda ganhou o segundo lugar em Sustentabilidade. Annibal Siqueira, gerente de manutenção e confiabilidade de Imperatriz (MA), foi reconhecido como Profissional do Ano da Indústria, e Andreia Bolzan Rodrigues, coordenadora de RH de Imperatriz (MA), ganhou o prêmio Profissional do Ano de RH.

Exame - Melhores e Maiores 2023

A Suzano foi eleita a melhor no setor Papel e Celulose do ranking Melhores e Maiores 2023 da revista Exame. 

Person of the Year Awards

Câmara Brasileira-Americana do Comércio anunciou nosso presidente, Walter Schalka, como o ganhador brasileiro do prêmio Person of the Year 2023.

GlobeScan Líder Sustentabilidade

Depois da Natura, somos mencionados em segundo lugar do ranking de empresas líderes de sustentabilidade da América Latina.

Empresas que melhor se comunicam com os colaboradores

A companhia ganhou nas duas categorias inscritas: Propósito de Marca e Veículo Corporativo.

Prêmio Executivo de Valor

Walter Schalka foi eleito o Executivo do Ano 2023 da categoria Papel, Papelão e Celulose.

Anuário Integridade ESG

No ranking geral, das 100 empresas com maior percepção em ESG, estamos em 2º lugar. Na categoria papel e celulose, avaliaram apenas duas empresas, e nós estamos em 1º. Quanto ao ranking de ''empresas com maior audiência ESG'', nós ficamos em 4º lugar.

Green Sustainable Development Contribution Award

A Suzano recebeu o Green Sustainable Development Contribution Award no Festival Internacional Green Zero-Carbon.

Merco ESG

Ficamos em 1º lugar do setor, caindo 6 posições no ranking geral. Além disso estamos na posição 33º entre as 50 empresas mais responsáveis com o meio ambiente.

Valor 1000

A melhor empresa do setor de Papel e Celulose.

Sustainable Company Award

Vencemos na categoria de Empresa Global de Grande Porte do Ano no Environmental Finance Sustainable Company Awards de 2023.

Institutional Investor’s Latin America Executive

Melhor CEO: Walter Schalka. Melhor CFO: Marcelo Bacci. Melhor Profissional de RI: Camila Nogueira, Roberta Costa e Mariana Dutra. Melhor programa, Melhor Equipe de RI, Melhor ESG, Melhores Eventos para Investidores, Melhor Gestão de Crise na Pandemia e Melhor Conselho de Administração.

100+ Influentes do Agronegócio

Walter Schalka foi reconhecido entre os 100 + influentes do agronegócio na categoria indústria pela revista Agro World.

Executive Papermaker of the Year

A PaperAge anunciou que Walter Schalka, CEO da Suzano, recebeu o 36º prêmio anual "Executive Papermaker of the Year" da PaperAge.

Prêmio Tissue Online

O Mimmo Folha Tripla foi o vencedor do Prêmio Tissue Online na Categoria Tissue & Personal Care – Inovando com Responsabilidade

Global Open Innovation Top 50

A Suzano foi reconhecida como a melhor em inovação entre as grandes empresas no fórum realizado em Xangai, na China.

CSR China Top 100

A revista Responsibility 100 e o China Sustainable Responsibility Committee reconheceram a Suzano com base na avaliação de um painel de especialistas.

Fastmarkets - Latin American CEO of the year

Walter Schalka foi nomeado pela Fastmarkets como "Latin America CEO of the year".

Bloomberg Línea

Walter Schalka entrou no ranking de CEOs da lista “CEOs com Melhor Desempenho na América Latina”.

Brazillian Best Perfoming Companies

Suzano foi reconhecida como a empresa de melhor desempenho financeiro em geração de valor. 

Análise Editorial - Executivo Financeiro mais Admirado

Marcelo Bacci foi eleito pela terceira vez o Executivo Financeiro Mais Admirado.

BBM Logística

A Suzano conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação com o projeto “Segregação Homem X Máquina”. O prêmio visa reconhecer projetos de logística e teve mais de 300 inscritos.

INBRASC 2023

A Suzano é a ganhadora do Prêmio Inbrasc 2023 nas categorias de Projeto ESG e Projeto SRM.

Prêmio Melhor RH Sudeste

Caroline Carpenedo foi uma das 60 líderes de RH mais relevantes no 2° Prêmio Melhor RH Sudeste 2023. 

Globo Rural - Melhores do Agronegócio 2023

No prêmio concedido pela revista Globo Rural, a Suzano foi a empresa vencedora na categoria Reflorestamento, Celulose e Papel. 

Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs

O time de jurídico da Suzano foi reconhecido com o selo de ouro baseado em quatro pilares: inovação jurídica, gestão de pessoas, eficiência jurídica e parceria de negócios.

As melhores da Dinheiro 2023

A Suzano ficou em primeiro lugar nas seguintes categorias: setor de Papel e Celulose; RH; Sustentabilidade Financeira; e Governança Corporativa. Ficamos em segundo lugar em Responsabilidade Social. E em terceiro lugar em Inovação e Qualidade.

Empresas que melhor se comunicam com jornalistas

Suzano foi a vencedora da categoria Base Florestal. 

Filasa - Finance & Law Summit and Awards

A Suzano foi destaque na categoria "Melhores em ESG". A premiação reconhece grandes empresas, departamento jurídicos e de finanças do Brasil.

Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul

Walter Schalka recebeu o Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial, a mais alta honraria do setor.

Índice Caliber de Reputação Corporativa

Suzano foi destaque no segmento papel e celulose. 

APAS Show

A Suzano alcançou o segundo lugar na categoria ‘Stand Sustentável de Grande Porte.

Brand Finance - 100 maiores marcas do Brasil

A Suzano ficou em 29º no ranking das 100 maiores marcas do Brasil. 

Prêmio Revista Ferroviária

Suzano foi reconhecida na categoria de melhor cliente pela Revista Ferroviária. 

Ranking Merco Líderes Brasil

Walter Schalka ficou na posição 51º da lista.

Merco 100 empresas de melhor reputação do mercado

A Suzano ficou na posição 54º, subindo sete posições em relação ao ranking anterior de 2021.

Selo Gold no EcoVadis Sustainability Rating 2022

Com nota 69, estivemos entre as 6% melhores empresas entre as mais de 85 mil avaliadas globalmente.

Merco ESG

Primeira colocação na categoria Madeira, Papel e Celulose na pesquisa anual da Merco com mais de 3,8 mil entrevistados. Segundo ano consecutivo.

GlobeScan Líderes de Sustentabilidade 2022

Uma das 17 empresas globais reconhecidas por integrar a sustentabilidade em sua estratégia de negócios. A relação foi elaborada com base nas respostas de 718 especialistas em sustentabilidade de mais de 70 países.

The Worldwide Open Innovation

Entre as 50 empresas do mundo reconhecidas pela International Chamber of Commerce e Mind The Bridge com as melhores práticas globais em inovação aberta.

ESG Model Enterprise Award

Premiação no Festival Internacional Verde Zero Carbono 2022, em Pequim, como empresa modelo por contribuições nas áreas de energia verde, redução de emissões de carbono, inovação em tecnologia e proteção ao meio ambiente.

External Business Partner of the Year

Fomos a única empresa latino-americana entre as seis destacadas pela Procter & Gamble entre seus mais de 50 mil parceiros comprometidos com modelos de atuação sustentável.

Valor Inovação

Empresa mais inovadora do setor de papel e celulose na análise da consultoria PwC Strategy& e do jornal Valor Econômico e 15º lugar no ranking geral entre 150 empresas, subindo três posições sobre o ano anterior. Segundo ano consecutivo.

Top 100 Open Corps

Melhor do setor de Papel e Celulose e segunda no ranking geral pela 100 Open Corps, que valoriza as empresas que mais estabelecem relações de negócio com startups. Segundo ano consecutivo.

Prêmio ABTCP

Reconhecimento pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel em três categorias: Sustentabilidade, Inovação e Celulose de Mercado. Prêmio Eco Nossa iniciativa Gerando Valor pela Diversidade foi reconhecida com o Prêmio Eco 2022 pela Câmara Norte-Americana de Comércio no Brasil (Amcham). Segundo ano consecutivo.

P&G’s Inaugural Supplier Sustainability Award

Vencedores do prêmio “Inaugural Supplier Sustainability” da Procter&Gamble.

Corporate Climate Action Transparency Index

A Suzano ficou em 63º lugar entre 1.000 empresas em todo o mundo no Corporate Climate Action Transparency Index (CATI), índice que reconhece os esforços das empresas na redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) na cadeia de suprimentos. A Suzano é a primeira empresa sul-americana listada no índice e está em 1º lugar no setor papel e celulose, citada como referência de empresa carbono neutro.

As Melhores da Dinheiro

A Suzano foi eleita a Empresa do Ano, também foi escolhida como a melhor no segmento de Papel e Celulose e somou o maior número de pontos em Sustentabilidade Financeira, ficando à frente das cerca de 180 empresas inscritas no ano de 2022.

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.