Clima

A emergência climática se mostra mais evidente a cada ano e já afeta o nosso dia a dia. Segundo o Banco Mundial, as mudanças climáticas e os desastres naturais podem levar cerca de 132 milhões de pessoas à pobreza até 2030. E, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da Organização das Nações Unidas (ONU), 46% da população mundial já é considerada vulnerável a ela.

Para contribuir no enfrentamento dessa crise, estamos comprometidos a remover 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera até 2025 e a reduzir em 15% a intensidade das emissões de Gases do Efeito Estufa (considerando emissões por tonelada de produto) das nossas operações até 2030. Conheça mais detalhes sobre nossas metas de longo prazo pelo clima na página Compromissos.

Ir para Compromissos

22 milhões de toneladas de CO2

foram retiradas da atmosfera por meio de nossas ações entre 2020 e 2022

Mais de

88%

de nossa energia é renovável

Somos uma empresa positiva para o clima

Por termos uma área florestal de cerca de 2,6 milhões de hectares, entre locais de plantio e de conservação; por plantarmos 1,2 milhão de mudas de eucalipto por dia; e por fazermos o manejo das nossas plantações de maneira sustentável, ajudamos na remoção do gás carbônico da atmosfera, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa. Isso nos torna uma empresa positiva para o clima.

Além disso, possuímos um dos menores indicadores de intensidade de emissões de Gases do Efeito Estufa no setor em que atuamos, segundo dados da plataforma Transition Pathway Initiative (TPI). Acesse o site TPI e saiba mais.

Como medimos nossos impactos climáticos

Temos duas ferramentas importantes que ajudam na avaliação e na redução do nosso impacto sobre o clima e em nosso processo de tomada de decisão e de inovação. Confira:

Análise do Ciclo de Vida

Técnica de avaliação dos aspectos ambientais e dos potenciais impactos associados aos nossos produtos e serviços, que nos orienta a reduzir o impacto e a desenvolver uma estratégia de Economia Circular. Atualmente, 88,5% de produtos do nosso portfólio é coberto pela Análise do Ciclo de Vida.

Inventário de Gases de Efeito Estufa

Fundamental para contabilizar todas as remoções que ocorrem em nossas operações e as emissões diretas e indiretas dos Gases do Efeito Estufa dos escopos 1, 2 e 3. Com base nos resultados do Inventário, entendemos onde ocorre a maior parte das nossas emissões e podemos construir nossa estratégia para reduzi-las. É a partir desse cálculo que nos comprometemos com ações estratégicas, como nossos Compromissos Para Renovar a Vida, com confiança e transparência sobre os dados. Para saber mais sobre o assunto, acesse o Inventário de Gases de Efeito Estufa.

Acessar Inventário

Governança climática

Clima é um de nossos temas materiais, conjunto de tópicos que refletem nossos impactos na economia, na sociedade e no meio ambiente. Por isso, possuímos uma governança climática.

Além de várias diretorias executivas e departamentos serem diretamente responsáveis sobre as ações de combate às mudanças climáticas, o assunto é supervisionado pela alta liderança da companhia por meio do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade, órgão responsável por definir e acompanhar a estratégia de gestão em mudanças climáticas.

Também apoiamos formalmente a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e adotamos suas recomendações como referência para relatar potenciais impactos financeiros relacionados ao clima. Leia mais sobre isso na página Indicadores de Sustentabilidade.

Carbono

Buscamos constantemente reduzir as emissões de CO2 ao longo de toda nossa cadeia produtiva. Saiba mais na página Carbono.

Ir para Carbono

Mercado de carbono

Atuamos para comercializar créditos de carbono no Brasil. Saiba mais sobre o assunto na página Mercado de Carbono.

Ir para Mercado de Carbono

Energia renovável

Mais de 88% de nossa energia é renovável e estamos trabalhando para que nossa matriz energética seja cada vez mais limpa. Confira nossas ações na página Energia.

Plano Suzano pelo Clima

Para integrar ainda mais o combate às mudanças climáticas ao negócio e impulsionar a transição para a economia de baixo carbono, criamos o Plano Suzano pelo Clima. Além de metas de longo prazo, a iniciativa estabelece coordenadas, focos de atuação e frentes de trabalho. Caso queira saber mais, acesse a página Indicadores de Sustentabilidade.

Acessar Indicadores de Sustentabilidade

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.