
Com foco na preservação do meio ambiente e na promoção da consciência socioambiental, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou, no último dia 30, uma ação de plantio de 700 mudas nativas na área próxima à pista de caminhada da comunidade Vila Sudelândia (50 Bis), no município de Açailândia (MA). A iniciativa contou com a participação de 180 alunos e professores da Escola Amor de Mãe e da Escola Municipal Sudelândia, fortalecendo a educação ambiental e o envolvimento da comunidade local.
A ação integra o Programa de Educação Socioambiental da Suzano, que tem como estratégia promover a excelência ambiental nas operações florestais e fortalecer o relacionamento social nos territórios onde a empresa atua. Este evento também é fruto da parceria Plano Social, firmada entre a companhia e a comunidade em 2022, com o intuito de manter o relacionamento e trabalhar em conjunto para a proteção e preservação das áreas da Suzano vizinhas à comunidade.
O foco da iniciativa está na disseminação do conhecimento sobre temas socioambientais, trazendo orientações sobre a conservação e valorização dos recursos naturais, além de promover o reconhecimento de boas práticas socioambientais.
O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Diego Carrara, destaca que ações como essa estimulam o protagonismo dos jovens na preservação ambiental e reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável.
“Mais do que plantar árvores, queremos cultivar consciência, pertencimento e cuidado nas futuras gerações. Acreditamos que a transformação começa com o engajamento das pessoas e com a valorização do território onde atuamos. Ser agente de transformação significa, para nós, construir um legado positivo junto com as pessoas e com o meio ambiente”, pontua.
As mudas plantadas foram cultivadas em viveiros de assentamentos fomentados pela empresa, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e da cadeia de produção sustentável. As espécies escolhidas são de origem nativa da região, auxiliando a biodiversidade local e valorização de áreas verdes urbanas.
Leia mais: Acesse nossa página de Sustentabilidade e veja outras iniciativas que estão fazendo a diferença.