editais

Durante todo o ano estamos abertos para receber e analisar iniciativas e projetos sociais que buscam por investimento e apoio na linha de geração de renda. A seguir, compartilhamos os critérios necessários para submeter um projeto.

Quem pode submeter projetos?

Importante: todas as instituições devem ter pelo menos 6 meses de existência, estar de acordo com a legislação brasileira e possuir o CNPJ, cadastro nacional de pessoa jurídica, ativo.

Organizações da Sociedade Civil

Organizações privadas sem fins lucrativos como fundações privadas, institutos, associações e cooperativas sociais. Não aceitamos projetos de organizações religiosas e organizações políticas

Cooperativas

Cooperativas omo as formadas por pessoas que atuam com produção agrícola, serviços, coleta de material reciclável, entre outras

Negócios de impacto

Devem comprovar seu propósito de geração de impacto social e o seu foco na geração de trabalho e renda

O que se espera
das iniciativas?  

Buscamos projetos estruturantes que contribuam para o aumento de renda de pessoas que se encontram na linha da pobreza e que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas voltados à erradicação da pobreza. As iniciativas precisam ser desenvolvidas por organizações com experiência e capacidade técnica em projetos de inclusão produtiva e profundo conhecimento dos territórios onde pretendem atuar.

Quais devem ser as linhas de atuação dos projetos?

Extrativismo sustentável

Reciclagem Inclusiva

Empreendedorismo

Redes de Abastecimento Territoriais

Acesso ao Emprego

Cadeia de Valor Suzano

Quais pontos as iniciativas precisam atender?

O escopo do projeto precisa estar diretamente relacionado com o compromisso de redução da pobreza, incentivando o emprego e a geração de renda aos beneficiados.

É necessário atuar nas regiões em que a Suzano tem atividades, ou seja, nas cidades em que estamos presentes.

Devem durar de seis meses a três anos.

Confira as cidades em que atuamos no site Prosas

Quais são os critérios de avaliação para os projetos?

1
Relevância

Coerência entre missão e experiência da organização com a proposta; poder de articulação da instituição com outras partes interessadas e com o público beneficiário; projetos em andamento que já possuem resultados comprovados.

2
Capacidade técnica institucional

Capacidade técnica da equipe no planejamento e execução da proposta; sustentabilidade financeira e institucional da organização participante.

3
Potencial de impacto e resultado

Potencial de transformação social e quantidade de pessoas retiradas da pobreza; resultados esperados e mensurados; potencial de crescimento e atingimento de novos beneficiários.

4
Correlação entre público e investimento

Avaliação direta entre o recurso solicitado e a meta de resultados quantitativos do projeto; existência de contrapartidas ou investimentos conjuntos.

Qual é o perfil das pessoas que se beneficiam pelos projetos?

Pessoas abaixo da linha da pobreza: utilizamos a referência global de pobreza monetária adotada pelo Banco Mundial e ratificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de R$637 por mês de renda familiar per capita

Mulheres

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos

Povos e comunidades tradicionais

Pessoas negras

Residentes de regiões consideradas de alta vulnerabilidade social, como periferias, favelas e ambientes rurais

Pessoas de baixa escolaridade ou familiares de crianças que frequentam o ensino público

Inscreva seu projeto

Para submeter seu projeto, acesse o site abaixo e faça sua inscrição.

Atuação regional

Fique por dentro das nossas ações e novidades para desenvolver as comunidades em que atuamos na página Comunidades Vizinhas.

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.