Água

O acesso à água é fundamental para a sobrevivência das pessoas, dos negócios e do planeta. Por isso, é tão importante respeitar as características naturais de oferta e demanda desse recurso essencial que está no centro do desenvolvimento sustentável.

Temos um grande cuidado com a água e estabelecemos ações para utilizá-la de maneira racional, além de metas para reduzir a captação e aumentar a disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas críticas nas regiões em que atuamos.  Saiba mais sobre esses objetivos na página Compromissos.

Ir para Compromissos

Uso de água pelo eucalipto

Nosso modelo de produção é feito a partir de práticas responsáveis e sustentáveis que contribuem para a conservação da água, considerando as características de cada ambiente em que atuamos. Nossos plantios são integrados à conservação de florestas nativas, protegendo a biodiversidade, preservando as nascentes e reduzindo riscos como os de assoreamento de rios e de lagos.

O eucalipto, como qualquer planta, precisa de água para sobreviver. No entanto, em seu desenvolvimento, consegue produzir mais madeira com a mesma quantidade de água na comparação com outras espécies, como mostra o quadro Eficiência de uso da água. Isso qualifica o eucalipto como uma das plantas mais eficientes na utilização de água para a produção de biomassa.

Seguimos investindo em inovações para tornar o uso da água pelo eucalipto ainda mais eficiente. Destacamos dois exemplos:

01.
Projeto Microbacias

Rede de monitoramento de bacias hidrográficas, o Projeto Microbacias tem como objetivo desenvolver novas técnicas de manejo florestal para produzir madeira em harmonia com os recursos hídricos.

02.
Colar de proteção de mudas

O colar de proteção é uma mistura de água e fibra de celulose, um resíduo orgânico do nosso processo industrial, que é aplicada nas raízes das mudas. Isso ajuda a reduzir a quantidade de água necessária para o momento do plantio. 

Natureza e eucalipto em harmonia

Seguindo práticas sustentáveis, as plantações de eucalipto podem contribuir para a recuperação de terras degradadas e desertificadas, e para o crescimento da vegetação nativa.

Isso acontece porque as folhas e os galhos de eucalipto que caem no solo se transformam em matéria orgânica, fonte de alimento para microrganismos, minhocas, insetos, fungos, bactérias e outros organismos, o que contribui para manter o solo saudável e protegido contra erosão e evaporação da água. Para saber mais sobre nossas iniciativas a favor da natureza, confira a página Meio Ambiente e Biodiversidade

Uso de água na indústria

Nossas unidades industriais gerenciam a água de forma sustentável. Entre outras ações, conseguimos recircular até 85% da água em nosso processo produtivo antes de seu retorno ao meio ambiente. Isso é possível devido a uma série de reaproveitamentos internos da água em nossas indústrias, que contam também com estações de tratamento de água. Se uma pessoa acompanhar uma gota de água captada pelas fábricas da Suzano, vai notar que ela recircula aproximadamente 4,5 vezes em diferentes etapas do processo antes de ser tratada e devolvida ao corpo hídrico. Saiba mais sobre nosso processo produtivo na página Cadeia de Valor.

1 gota
de água

é reaproveitada 4,5 vezes em nossos processos industriais

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.