Boletim do Projeto Cerrado - Ed. 12 - Base forte para as obras: 330 mil m³ cúbicos de concreto

Do chão em que se pisa até o ponto mais alto erguido em uma obra, o concreto está lá. É assim também na construção da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, onde serão utilizados até 330 mil metros cúbicos do material. É muito con...

7/22/22
|
1
min. de leitura
Boletim do Projeto Cerrado - Ed. 12 - Base forte para as obras: 330 mil m³ cúbicos de concreto

Do chão em que se pisa até o ponto mais alto erguido em uma obra, o concreto está lá. É assim também na construção da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, onde serão utilizados até 330 mil metros cúbicos do material. É muito concreto!

Para se ter uma ideia, se fosse preciso trazer tudo isso de uma só vez, seria necessário distribuir o volume entre 41.250 caminhões-betoneira com capacidade tradicional de 8 metros cúbicos. Os próprios veículos são, inclusive, utilizados para misturar pedra, areia, cimento e água e produzir concreto no canteiro de obras.

Atualmente, cinco empresas fornecem a mistura para as estruturas de base da fábrica. Parte é moldada no próprio local. Outra parte – o que inclui vigas, pilares e lajes, por exemplo – é pré-moldada em usinas de concreto, com a ajuda de formas e técnicas de cura para dar maior resistência ao material depois de seco.

A maior estrutura de concreto da fábrica será uma chaminé com cerca de 160 metros de altura, tamanho de um prédio de 46 andares. Ela será construída com auxílio de formas deslizantes, que são modelos de estruturas destinadas às construções altas, desenvolvidas por meio do concreto armado e sem necessidade de desmontagem no decorrer da construção.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.