
Ser pai é um desafio diário pautado no amor incondicional, na responsabilidade e no aprendizado. Com políticas inclusivas e sensíveis às diferentes realidades familiares, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, celebra o Dia dos Pais compartilhando histórias reais de gente que inspira e transforma dentro e fora do ambiente de trabalho.
Na Suzano, as histórias de paternidade revelam diferentes vivências, desafios e aprendizados, como a do Analista de Negócios Florestais, Ivonei José Fritzen, pai de dois meninos, incluindo Arthur, um adolescente de 15 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Desafios da inocência atípica
Em sua definição de paternidade, Ivonei relata que além do cuidado cotidiano, há os desafios que precisam ser vencidos e que para isso é preciso encontrar forças nos pequenos gestos. “Talvez minha história não seja especial, mas é atípica. Ser pai do Arthur é desafiador porque sei que ele sempre dependerá de mim, mas é gratificante, porque na sua inocência encontro forças para não desistir”, compartilha.
Ao relembrar de episódios marcantes, Ivonei relembra o dia em que o filho precisou ser levado ao hospital após um acidente. Ele conta que para o filho foi um momento assustador, mas com o tempo, e muita dedicação, Arthur passou a entender que o hospital é um lugar de cuidado, o que foi uma conquista que, para a família, representa muito.
Comum para muitos, mas para Ivonei ser chamado de papai tem um significado maior. “Ouvir o Arthur falar ‘papai Ivonei’ é gratificante e me dá a certeza de que estou no caminho certo”. A Suzano, segundo ele, tem um papel essencial no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “Aqui, me sinto acolhido. Os gestores entendem minha realidade e isso faz toda diferença”.
Para Ivonei, compartilhar histórias com diferentes pais dentro da empresa traz as peculiaridades de cada realidade, até mesmo de pais típicos. “Apesar de não compartilharem da minha realidade, muitos pais podem ajudar os outros com seus exemplos de superação”.
Acolhimento à diversidade
Para Ricardo Rangel, Gerente Industrial de Tissue da Suzano, ser pai é uma dádiva, um presente que se renova diariamente por meio do amor pelas três filhas: Mariana, Júlia e Clara. "Elas são a minha motivação, tudo o que faço é para que tenham orgulho de mim e encontrem em mim um exemplo para a vida delas", afirma.
Morando longe das filhas, Ricardo valoriza o apoio da empresa no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, principalmente quando se trata de estar presente em momentos importantes. "A Suzano entende e incentiva esse equilíbrio. Saber que posso organizar meu tempo para estar com minhas filhas faz toda a diferença", destaca.
A vivência da paternidade o levou por caminhos inesperados e transformadores. Quando uma de suas filhas assumiu sua orientação sexual, ele percebeu que, mesmo se considerando um pai moderno e aberto, ainda havia espaço para evoluir. "Ela teve receio de me contar, e isso me fez refletir muito. Fui buscar conhecimento, ouvir histórias, participar de grupos de afinidade. Aprendi a valorizar o que realmente importa: a felicidade e o sentimento das minhas filhas, não padrões ou estereótipos."
O Gerente Industrial de Tissue fala da importância de compartilhar histórias de diferentes tipos de pais, e o impacto para a cultura da empresa. “Quando falamos de diversidade, falamos também sobre educação, convívio e de como diferentes pais tratam temas importantes, por meio de suas experiências de vida”.

Hoje, Ricardo defende que a diversidade começa dentro de casa: "Nada no mundo é mais importante que um filho. Um pai de verdade respeita, apoia, protege e acolhe. Se queremos mudar o mundo, precisamos começar pela nossa família."
Programa de Parentalidade Suzano
A parentalidade é um conjunto de responsabilidade, cuidados e ações que uma pessoa assume para garantir o desenvolvimento físico, emocional e social de uma criança, independente de possuir vínculo biológico com ela ou não.
E visando um ambiente mais humano e acolhedor para seus colaboradores e suas famílias, a Suzano criou um programa voltado à parentalidade, reconhecendo que as habilidades desenvolvidas durante a maternidade e a paternidade contribuem no ambiente profissional.
Para Pollyana Pivato, gerente de Gente e Gestão da Suzano, o Programa de Parentalidade reflete a essência da cultura da empresa, baseada no cuidado, na escuta ativa e no respeito às diversas formas de ser família. “Acreditamos que histórias de amor, cuidado e transformação também constroem o futuro. Ao fortalecer o Programa de Parentalidade, reforçamos nossa cultura de gente que inspira, acolhe e faz a diferença — dentro e fora da Suzano”, destaca Pollyana.
Neste Dia dos Pais, celebramos não apenas o papel paterno, mas todas as formas de presença, afeto e construção conjunta da jornada de ser família. Acreditando nisso, o programa de Parentalidade da Suzano, oferece diversos tipos de benefícios para auxiliar a jornada parental, como licença-paternidade estendida, apoio psicológico gratuito, além de orientações e dicas úteis relacionadas ao direito da família.