O projeto social Trilha de Desenvolvimento, da Rede Cidadã, que recebe apoio da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, foi criado com o objetivo de propor soluções para capacitar e inserir pessoas em situações de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, seja no setor público ou privado. Desta forma, mais de 100 mil pessoas pelo Brasil já foram beneficiadas desde o nascimento da Rede Cidadã, em 2002.
Falando especificamente do ano de 2024, 33 postos de trabalho já foram gerados nas regiões de Aracruz e Serra graças ao projeto. Para Israel Cruz, coordenador de projetos da Rede Cidadã, este resultado contribui para o crescimento da região: “Estamos contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico destes municípios, afinal geramos mais de trinta empregos no ano. O trabalho da nossa equipe é fazer a ponte entre as vagas dentro das empresas e os usuários do projeto, que precisam de oportunidades de trabalho o quanto antes”, explicou Israel, que também revelou a expectativa para o segundo semestre. “A ideia é expandir a atuação do projeto para atender mais de 800 famílias entre Aracruz, Serra e comunidades adjacentes”.
Uma das beneficiadas pelo Trilha de Desenvolvimento é Maria Aparecida Ferreira, a Cida, que já concluiu a formação e, graças ao projeto, está trabalhando na empresa que presta serviço de restaurante na Suzano, em Aracruz. Ela conta como o programa mudou sua vida e ofereceu um cenário jamais imaginável anteriormente:
“O acolhimento é grande ali no curso e logo entendi que seria algo que trabalharia também com a parte emocional e mental. O projeto me ajudou a tomar decisões mais precisas diante do meu conhecimento e é uma segunda chance na vida de quem não tem muito. Para mim, veio como uma luz no fim do túnel e me deu um emprego importante, que eu não sabia como conseguir”, explicou de maneira emocionada.
O Trilha de Desenvolvimento vem ao encontro dos compromissos da Suzano, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), de ajudar a tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas áreas de atuação da empresa até 2030.
“Na Suzano acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e, com essa importante parceria, contribuímos para a inclusão social dessas pessoas, que buscam por oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou Gerson Peixoto, Consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.
Mais sobre o Trilha de Desenvolvimento
O projeto social segue com turmas em andamento e tem como público-alvo pessoas a partir de 18 anos, com renda per capita inferior a R$ 637,00 para o processo de qualificação. Os selecionados participam da formação presencial, com duração de cinco dias, e as aulas contemplam temas como: acolhimento familiar (promovendo a integração dos familiares no processo de aprendizagem) reconhecimento e desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento pessoal, comunicação consciente, orientações sobre o mercado de trabalho, marketing pessoal, elaboração de currículo, entre outros. Após concluírem o curso, os participantes são encaminhados para processos seletivos em empresas parceiras e recebem auxílio da equipe do projeto para se recolocarem no mundo do trabalho.
Inscrições
O processo de seleção do projeto Trilha de Desenvolvimento é 100% online. Algumas turmas já estão em andamento e novas serão abertas no mês de junho, em Aracruz e nos meses de junho, julho e agosto, em Serra. As pessoas interessadas em participar do programa podem se inscrever neste link (acesse aqui) ou pessoalmente na sede de cada local informado abaixo.
Cronograma de turmas em Aracruz (ES) 2024
13 a 17 de maio - Unidade do Sebrae - Casa do Cidadão
20 a 24 de maio - Associação da Comunidade do Morobá
27 a 31 de maio – Associação da Comunidade do Morobá
03 a 07 de junho – CRJ (Centro de Referência da Juventude)
10 a 14 de junho – Comunidade do Bela Vista
17 a 21 de junho – CRAS da Comunidade do Itaputera
24 a 28 de junho – Comunidade Planalto
01 a 05 de julho – Unidade do Sebrae – Casa do Cidadão
Cronograma de turmas em Serra (ES) 2024
13 a 17 de maio – SEPPOM (Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres)
27 a 31 de maio – ICA (Instituto Continental em Ação)
03 a 07 de junho – CEFE (Centro de Empoderamento Feminino Feu Rosa)
10 a 14 de junho – Comunidade Central Carapina
17 a 21 de junho – Centro Comunitário do Manoel Plaza
24 a 28 de junho – Comunidade Itaquara
01 a 05 de julho – CRJ Novo Horizonte
15 a 19 de julho – Projeto Semente de Jacareípe
22 a 26 de julho – SEPPOM (Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres)
29 de julho a 02 de agosto – Centro Comunitário do Manoel Plaza
05 a 09 de agosto - Projeto Semente de Jacareípe
12 a 16 de agosto - Comunidade Jardim Carapina