Projeto Saberes Quilombolas de Nova Viçosa é premiado em Belo Horizonte

Apoiada pela Suzano, a iniciativa leva o ensino da capoeira e danças afro para as escolas públicas municipais

10/15/25
|
3
min. de leitura
Projeto Saberes Quilombolas de Nova Viçosa é premiado em Belo Horizonte

O projeto educacional "Saberes Quilombolas", da Secretaria Municipal de Educação de Nova Viçosa (BA), foi reconhecido nacionalmente pelo trabalho inovador e inspirador que é desenvolvido nas escolas do município. O projeto foi premiado na Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação em Tempo Integral, realizado nos dias 1 e 2 de outubro, em Belo Horizonte (MG).

Um dos polos do projeto é a Escola de Capoeira Art Bahia, no distrito de Helvécia, onde as atividades foram ampliadas graças ao Edital Transformar o Futuro, da Suzano, que destinou recursos em 2024 para a aquisição de materiais e equipamentos utilizados pelos alunos.

Liderado pelo professor Reginaldo Cecílio Antônio, mais conhecido como Mestre Regi, o projeto leva aulas de capoeira e danças africanas para estudantes da rede pública municipal, valorizando a cultura e a contribuição dos povos africanos para a região. Além do Mestre Regis, também participaram do evento na capital mineira, a secretária de educação de Nova Viçosa, Aline Machado Moreira, e a articuladora do Programa Escola em Tempo Integral no município, Eliene Santos Nascimento.

"No evento pudemos compartilhar os sucessos e experiências do projeto, recebemos o Prêmio de Experiência Exitosa e ainda seremos incluídos no catálogo do Ministério da Educação (MEC), que vai colocar a comunidade quilombola de Helvécia no Mapa de Experiências Inspiradoras, quando retornaremos a BH em novembro para o lançamento do mapa", adianta Eliene Santos Nascimento.

Apoio da Suzano amplia atividades

O Edital Transformar o Futuro, da Suzano, destinou recursos para a Associação dos Capoeiristas de Nova Viçosa, que foram investidos na compra de tatames, bebedouro, atabaques, uniformes, berimbaus, entre outros materiais utilizados nas atividades do projeto "Saberes Quilombolas", em Helvécia.

Segundo o Mestre Regi, o projeto fez 31 anos em 2025 e, ao longo desse tempo, tem recebido apoio da iniciativa privada. "Nós fomos contemplados pelo Edital da Suzano no ano passado. No entanto o apoio da empresa vem de longa data, durante 12 anos, ainda na época da Fibria, a empresa colaborou com a manutenção do nosso trabalho. Agora, por meio deste edital, conseguimos alavancar o atendimento às nossas crianças e adolescentes", ressalta Regis, acrescentando que cerca de 100 pessoas são beneficiadas em Helvécia.

Em recente visita à Escola de Capoeira Art Bahia, uma equipe da Suzano pôde conhecer de perto o trabalho realizado pelo projeto e assistir a uma apresentação dos alunos. Integraram a comitiva da Suzano: Paulo Rocha e Paulo Santana (Desenvolvimento Social), Deivid dos Santos Pereira e Elton Santiago (Relacionamento Social), Evandro Boltazar (Comunicação), Elisiane Lacerda, Gabriel Vendramini e Francisco Colli (Escritório de Projetos), Tabatta Moreira Andrade (consultora territorial) e Nívia Patrocínio (consultora de projetos).

O Edital Transformar o Futuro destinou R$ 1 milhão para o fomento de 30 iniciativas de Geração de Renda, Cultura, Esporte e Lazer em 26 comunidades da região Extremo Sul da Bahia. Os projetos foram desenvolvidos por organizações da sociedade civil, associações produtivas e comunitárias e cooperativas, e contemplam mais de 8 mil pessoas.

"Temos a meta de promover a transformação social nos municípios onde estamos presentes. Fazemos isso por meio da destinação de recursos e apoio a projetos sociais que já beneficiaram milhares de pessoas no extremo sul baiano. São iniciativas que estão em linha com os nossos "Compromissos para Renovar a Vida", um conjunto de metas de longo prazo da empresa. Além disso, buscamos manter um relacionamento transparente com as comunidades, uma escuta ativa e fortalecer a nossa capacidade de gerar e compartilhar valor", afirma Deivid dos Santos Pereira, coordenador de Relacionamento Social da Suzano.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.

Para informações comerciais sobre créditos de carbono, você também pode entrar em contato com nosso time pelo e-mail:
creditosdecarbono@suzano.com.br