Suzano apoia projeto de ceramistas em Cunha (SP)

Em parceria com o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC), a empresa fomenta o desenvolvimento social e contribui para a valorização da história local

10/30/23
|
5
min. de leitura
Suzano apoia projeto de ceramistas em Cunha (SP)

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, incentiva a cultura local de produção de cerâmica na cidade de Cunha (SP), com apoio a projeto de ceramistas do município. Desde 2015, a empresa realiza várias ações de incentivo e apoio aos(às) artistas locais em parceria com o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC) com a formação de jovens e adultos(as) moradores(as) das áreas rural e urbana da cidade.

Esta parceria deu um importante passo no mês passado, quando, no intuito de compartilhar o legado cultural, a Cerâmica Vargem do Tanque – coletivo artístico formado em 2017 – e o ICCC realizaram um novo curso de formação em cerâmica artesanal focado no resgate da modelagem manual e a queima artesanal. As aulas foram ministradas pelos(as) ceramistas da Vargem do Tanque, duas vezes na semana, totalizando 110 horas, abordando a história da cerâmica da Vargem do Tanque, orientações sobre matéria-prima, desde a extração até o preparo da argila, técnicas de modelagem manual, acabamento, polimento, secagem, queima, acabamento, precificação, marketing digital e saúde e bem-estar.

A iniciativa da Suzano está alinhada aos Compromissos para Renovar a Vida (https://compromissos-renovar-vida.suzano.com.br), que compõe um conjunto de 15 metas de longo prazo da companhia alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre eles, está o compromisso de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas regiões onde a empresa mantém operações até 2030.

“A primeira parceria da Suzano teve início há quase uma década, focada no resgate e na continuidade da tradição da cerâmica. Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós, se for bom para o mundo e essa é uma iniciativa de valor inestimável. Quando olhamos o valor cultural e os efeitos positivos na vida dos ceramistas, e de toda a comunidade, considerando o desenvolvimento social e a geração de renda criados por essa ação, ficamos felizes em poder contribuir positivamente com a sociedade”, afirmou Adriano Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.

O curso formou 17 novos(as) ceramistas, 14 mulheres e 3 homens, promovendo a preservação das técnicas ceramistas, a cultura das paneleiras, além de fortalecer os vínculos entre os(as) artistas locais. O resultado do curso foi celebrado por Marcieli Natali, 37 anos, coordenadora do projeto e representante do Coletivo. A artista fez parte do primeiro curso realizado por meio da parceria entre ICCC e Suzano e hoje trabalha para disseminar essa cultura e manter viva a tradição regional.

Identidade cultural

“Minha história como ceramista nasceu em 2017, em Vargem do Tanque, quando, com o apoio da Suzano, o ICCC veio ao bairro com essa novidade. Naquela época, com a morte das ceramistas mais velhas, essa tradição estava se perdendo. Eu mesma não tinha ouvido falar até fazer parte do primeiro curso. Então, foram muitas pesquisas, estudos e formações para manter viva essa arte. A gente fala que faz cerâmica e faz história! E esse trabalho tem gerado bons resultados”, conta Marcieli.

A continuidade dos projetos de formação, explica a coordenadora, visa atender a três pilares: suprir a demanda existente – que tem crescido após o fim da pandemia -, gerar renda para as famílias e preservar a história da região. “Com o apoio da Suzano, conseguimos chegar mais longe do que chegaríamos, atender mais pessoas. Nesse ano, por exemplo, tivemos alunos de sete bairros rurais. Então foi uma participação bastante expressiva”, completa Marcieli.

Outro ponto importante que colabora para disseminar a tradição da cerâmica de Cunha é o lema do projeto “transformar pessoas por pessoas que já foram transformadas”. Por meio dele, ex-alunos e alunas do curso de 2019 atuaram na formação dessa turma, como monitores e professores.

O Projeto Vargem do Tanque expões e comercializa as peças produzidas no Espaço de Sustentabilidade da Suzano, Casa do Artesão, Ateliê no Vila Rica e ICCC (ambos em Cunha) e em eventos como a ABCasa Fair – maior feira de decoração da América Latina realizada em duas edições anuais na cidade de São Paulo. O coletivo também está nas redes sociais (@ceramicavargemdotanqueoficial).

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Eduardo Torres | imprensa@performa.com.br | 12 99794-1639

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 99760 -7047

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 99760-7011

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.