Com 42 motoristas qualificadas, Suzano colabora para promover a equidade de gênero no setor de transporte florestal de MS

O Programa Escola de Motoristas Profissionais é desenvolvido em parceria com o SEST SENAT e já formou mais de 100 profissionais para atuar no setor de logística florestal no estado, dos quais 40% são mulheres.

1/15/26
|
5
min. de leitura
Com 42 motoristas qualificadas, Suzano colabora para promover a equidade de gênero no setor de transporte florestal de MS

O Programa Escola de Motoristas Profissionais, iniciativa da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Três Lagoas, já qualificou 42 mulheres para atuarem no transporte de madeira em Mato Grosso do Sul. Essas profissionais correspondem a 40% do total de formados (105 motoristas) por meio da iniciativa, que visa à geração de trabalho e renda e promoção da igualdade de gênero no setor.

“O Programa Escola de Motoristas tem sido uma importante ferramenta para a promoção da igualdade de gênero dentro e fora da companhia. Esta iniciativa nasceu voltada para formar mulheres para o setor de transporte florestal e para contribuir com a inserção delas no mercado de trabalho. Ainda hoje, mesmo com as vagas abertas a todos os públicos, as motoristas seguem sendo prioritárias na hora da inscrição. Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas esta foi uma das formas que encontramos para acelerar esse processo e promover a igualdade de gênero em um setor que até pouco tempo contava somente com homens no mercado, destaca Gustavo Henning, gerente executivo de Logística Florestal da Suzano.

Para participar do programa, é preciso atender a alguns pré-requisitos, entre eles o de ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria “E”. Mas o esforço é recompensado. Além da gratificação de R$ 1,4 mil ofertados pela companhia aos(às) aprovados(as), 34 pessoas formadas foram contratadas pela Suzano ou por empresas parcerias após a formação; 19 delas são mulheres.

Sonho realizado

Entre as participantes que conquistaram uma oportunidade por meio da formação está Jéssica da Silva Muniz, de 33 anos. Mãe de dois filhos, ela conta que dirigir uma carreta era um sonho de infância. Persistente, conciliou o trabalho no setor de limpeza com a conquista da CNH categoria D e, depois, atuou no transporte escolar até reunir a experiência necessária para alcançar a categoria E.

“Quando fui ao SEST/SENAT para renovar meu curso, fiquei sabendo da oportunidade que a Suzano estava oferecendo para motoristas sem experiência. Não tenho palavras para descrever a escola de motoristas, tudo o que aprendi e o que continuo aprendendo na Suzano. Aqui, há um cuidado constante com a segurança e com o bem-estar. A equipe é como uma família, todos ajudam uns aos outros. São poucas as empresas que oferecem oportunidades a profissionais sem experiência”, conta.

Jéssica ingressou na Suzano em maio do ano passado, após concluir a Escola de Motorista. No início, realizou as primeiras viagens acompanhada por uma motorista master – profissional altamente qualificada que orienta profissionais recém-chegados à empresa –, passando por todas as etapas de desenvolvimento profissional e pessoal. Hoje, conduz uma carreta tritrem no transporte de madeira. Além dela, outras 35 mulheres integram a Logística Florestal da Suzano em Três Lagoas, número que quase dobrou em relação a 2024.

Programa Escola de Motoristas

Lançado em 2024, o Programa Escola de Motoristas é uma parceria entre a Suzano e o SEST SENAT com o objetivo de qualificar profissionais para o transporte de madeira e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de Três Lagoas. Desde a primeira turma, a iniciativa tem incentivado a equidade de gênero ao ofertar vagas afirmativas para mulheres.

A formação tem duração média de um mês e meio e é composta por aulas teóricas, simuladas e práticas. O conteúdo inclui temas como comportamento, segurança, relacionamento interpessoal, legislação, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, prevenção de incêndios e movimentação de cargas. O curso também conta com aulas em simulador de direção e práticas de direção segura. Para o Módulo Especializado para Condutores de Veículos de Transporte de Cargas Indivisíveis (50h), é exigida CNH de Mato Grosso do Sul, para homologação junto ao Detran/MS.

“As inscrições para uma nova turma estão abertas a todas as pessoas interessadas, desde que atendam aos pré-requisitos do programa. Vale destacar que, como nosso objetivo é promover a igualdade e equidade de oportunidades, as vagas para essa e as próximas turmas continuam sendo preferencialmente para mulheres, mas não são exclusivas. Homens que também queiram ingressar no setor de logística florestal podem se inscrever no processo seletivo do programa”, completa Gustavo Henning.

Após a inscrição, os(as) candidatos(as) passam por um processo seletivo que inclui análise da documentação e do histórico no trânsito. É necessário apresentar CNH, CTPS (para quem possui vínculo empregatício), histórico de pontuação do Detran e comprovante de residência em nome do aluno. Os documentos devem ser entregues pessoalmente no ato da inscrição, na sede do SEST SENAT (Avenida Júlio Ferreira Xavier, 2640, ao lado da Faculdade AEMS, Jardim Alvorada, Três Lagoas–MS), em horário comercial. Não são aceitos documentos enviados por terceiros ou via postal.

Serviço

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na sede do SEST SENAT de Três Lagoas, pelo telefone (67) 2105-5302 ou pelo link https://forms.office.com/r/NyZYZ48C5G.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.