
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em celebração ao Dia da Árvore (21 de setembro), destaca os resultados de 2025 do seu programa Guardiões da Floresta, que une visitas escolares e plantios de mudas de espécies nativas para conscientizar crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
Ao longo deste ano, foram realizadas cinco visitas escolares na Bahia e cinco no Espírito Santo, com o plantio de um Ipê Amarelo em cada visita. Na Bahia, participaram 321 crianças e 42 profissionais das escolas, enquanto no Espírito Santo, 218 alunos e 23 profissionais foram engajados. Ainda há mais uma visita prevista no ES, que será elaborada no mês de outubro, na cidade de São Mateus, em escola a ser definida.
Todas as ações são conduzidas pelas equipes de Inteligência Patrimonial das unidades de Aracruz e Mucuri da Suzano, que organizam atividades educativas, plantios simbólicos e incentivam o cuidado contínuo da árvore plantada pelas próprias crianças.
“Cada árvore plantada é uma oportunidade de semear responsabilidade e amor pela natureza. Ver as crianças entendendo que preservar o verde é proteger o seu futuro nos inspira. Nosso compromisso vai além do plantio: queremos cultivar consciência para que essas mudas cresçam acompanhadas de cuidado, respeito e ações concretas”, comenta Janã Pires, Analista de Inteligência Patrimonial da Suzano em Mucuri.
Essas ações se inserem no compromisso da Suzano com a sustentabilidade e com os valores do Guardiões da Floresta, programa que busca despertar nas novas gerações o sentimento de guardiãs e guardiões do meio ambiente, com a premissa de que crianças que aprendem hoje, praticam amanhã e inspiram suas comunidades.
Com 101 anos de história, a Suzano é uma empresa brasileira, cuja atuação está pautada na produção de celulose e outros materiais de origem renovável a partir de árvores plantadas. Esse material de origem renovável gera produtos que fazem parte do dia a dia de mais de 2 bilhões de pessoas no mundo, entre eles papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos, papéis higiênicos, entre outros.