Suzano fortalece educação ambiental com o programa “Guardiões da Floresta” no interior de São Paulo

Iniciativa já envolveu milhares de alunos, educadores e moradores de áreas rurais em ações de conscientização que reforçam a preservação das florestas e o combate a crimes ambientais

8/28/25
|
4
min. de leitura
Suzano fortalece educação ambiental com o programa “Guardiões da Floresta” no interior de São Paulo

Com a missão de promover uma atuação preventiva e cooperativa na preservação ambiental, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, vem ampliando suas ações de conscientização e educação ambiental por meio do programa Guardiões da Floresta. No Estado de São Paulo, este ano, as atividades estão sendo realizadas em escolas e comunidades de quatro cidades do interior – Jambeiro, Natividade da Serra, Alambari e Alumínio – e já alcançaram mais de 280 alunos, 40 profissionais da área educacional (Ensinos Fundamental e Médio) e mais de 5,5 mil moradores em áreas rurais.

Criado em 2023, o programa é conduzido pelas equipes de Inteligência Patrimonial e de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da companhia, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com as comunidades vizinhas às áreas de atuação da empresa. Somente em 2024, a iniciativa impactou mais de 28 mil pessoas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

“Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Por isso, mantemos um diálogo permanente com as comunidades do entorno, promovendo a conscientização ambiental, com foco na proteção dos recursos naturais. Com o programa Guardiões da Floresta, nossas equipes desenvolvem um trabalho educativo com as crianças e de orientação direta com os moradores, além de disponibilizar e incentivar o uso de canais de denúncia para combater práticas ilegais. Estamos felizes com os resultados desse trabalho e pretendemos ampliar cada vez mais essa atuação”, afirma Rodrigo Pimentel, coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Suzano.

Educação e conscientização em escolas

Neste ano, participam da iniciativa escolas municipais como a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) José Graça, de Alambari, entre outras instituições de ensino do país. Nas escolas, o programa trabalha com uma abordagem preventiva e educativa, que busca transmitir aos alunos conceitos de ecologia, sustentabilidade, preservação ambiental e combate a crimes ambientais. As crianças participam de atividades lúdicas e são incentivadas a compartilhar o que aprenderam com suas famílias, ampliando o alcance da mensagem.

Os temas trabalhados incluem prevenção de incêndios florestais, combate ao desmatamento, descarte irregular de resíduos, poluição, extrativismo ilegal, preservação da biodiversidade e combate à caça e pesca ilegais. Durante as ações, os estudantes recebem kits educativos e os professores são contemplados com materiais de apoio voltados ao ensino de sustentabilidade e promoção da saúde.

“Receber o Programa Guardiões da Floresta em nossa escola foi um privilégio. O projeto trouxe aos nossos alunos a consciência de que preservar os recursos naturais hoje é garantir qualidade de vida no futuro. De forma lúdica e envolvente, as crianças aprenderam sobre práticas sustentáveis e passaram a se sentir responsáveis por compartilhar esse conhecimento com suas famílias e comunidade. É gratificante ver nossos estudantes se tornando protagonistas dessa causa e compreendendo que são, de fato, Guardiões da Floresta. Parabenizo a Suzano e toda a equipe envolvida por essa iniciativa transformadora, que certamente deixará marcas positivas na formação de cidadãos mais conscientes e atuantes”, comentou Glaucia Lobo, diretora da escola de Alambari.

Atuação junto à comunidade

O programa Guardiões da Floresta também atua diretamente com o público adulto das comunidades próximas, promovendo rodas de conversa e fazendo abordagens de orientação sobre temas como caça e pesca predatórias, desmatamento, invasões de terra, queimadas e poluição.

A comunidade também pode contribuir ativamente com o projeto por meio do canal gratuito de telefone e WhatsApp 0800 203 0000, disponível para denúncias de práticas prejudiciais ao meio ambiente. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, colaborando com a proteção ambiental e com o fortalecimento da atuação conjunta entre empresa e comunidade.

A iniciativa está alinhada aos Compromissos para Renovar a Vida, conjunto de metas públicas da Suzano para promover o desenvolvimento sustentável, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.