Home / Sustentabilidade / Comunidades

Comunidades

A base de nosso bom relacionamento com as comunidades vizinhas é o diálogo frequente e transparente. Trabalhamos com projetos socioambientais em diversas comunidades das regiões onde estamos, incluindo populações urbanas, rurais e tradicionais.

Nossa estratégia para cada projeto é identificar a vocação local e trabalhar de forma colaborativa com a comunidade, ampliando o acesso à educação, para, assim, promover a geração de renda. Apoiamos as associações e as cooperativas parceiras para que conquistem autonomia de gestão e, dessa forma, sejam ampliados os benefícios socioambientais das comunidades.

Conheça algumas das nossas iniciativas:

PDRT
Colmeias
Extrativismo Sustentável
Sustentabilidade Territorial
Rede Responsável

PDRT

O Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) participa do desenvolvimento dos territórios por meio do diálogo com as comunidades rurais vizinhas. Seu objetivo é potencializar as atividades de cada território com o apoio da assistência técnica em três eixos: gestão, produção e comercialização das associações e das cooperativas participantes. O programa segue princípios agroecológicos, fomenta o acesso a políticas públicas e melhora a qualidade de vida dos produtores rurais.

Mais de 4 mil famílias atendidas em mais de 100 comunidades.

Colmeias

O projeto tem o objetivo de fomentar a produção de mel dentro de nossas áreas de plantio. Os apicultores parceiros recebem apoio na implementação de novas tecnologias, assistência técnica na produção e na capacitação em gestão e comercialização do produto, valorizando, assim, a atividade.

Essa produção gera receita de R$ 24 milhões, que movimenta a economia dos municípios.

Extrativismo
Sustentável

Esse projeto é executado por meio de parcerias com associações comunitárias que fazem o beneficiamento sustentável e a comercialização de produtos de matéria-prima natural extraída de áreas de conservação, como farinha de mesocarpo, óleo de babaçu, açaí em polpa, carvão, amêndoas e artesanato. O objetivo é fortalecer a produção desses grupos por meio de capacitação e infraestrutura.

Mais de 200 famílias fazem parte do projeto, em 8 comunidades.

Sustentabilidade
Territorial

Cultivamos a convivência entre a empresa e as comunidades indígenas vizinhas com o objetivo de facilitar um conjunto de ações que permitam restabelecer as condições ambientais necessárias para as práticas socioculturais, para a afirmação de sua identidade étnica e para atividades econômicas sustentáveis. Atuamos em frentes como agroecologia, meliponicultura, artesanato e educação.

São quase 3 mil famílias atendidas em 31 comunidades de 9 etnias diferentes.

Rede Responsável

É uma ferramenta de compartilhamento de investimento socioambiental entre as organizações sociais, empresas, governo e pessoas físicas. O objetivo é fortalecer os processos de desenvolvimento local por meio de redes de troca de informações, produtos e serviços.

A rede é formada por 45 parceiros.

2020-06-02 15:00:00