Nossa cadeia
produtiva
Entre plantar, cultivar, colher e produzir, tem tanta coisa que você nem imagina.
Cada etapa de nosso processo é planejada para impactar positivamente toda a cadeia. Pensamos além do nosso negócio. Queremos gerar valor também para a sociedade. Por isso, a sustentabilidade está em todo o nosso processo.
E, para fazer tudo isso dar certo, tem que ter muita gente boa envolvida. São mais de 35 mil profissionais, diretos e indiretos, com diferentes sotaques, origens e ideias, em todas as etapas da nossa cadeia.
1
Onde tudo começa
A árvore de eucalipto é plantada, cultivada e colhida com muito cuidado.
Como qualquer planta, o eucalipto consome água e gás carbônico, realiza fotossíntese e devolve água e oxigênio para a atmosfera. O carbono fica capturado em seu tronco. O eucalipto tem um ciclo de seis a sete anos de crescimento e é uma árvore “eficiente”, ou seja, produz muita madeira com poucos recursos.
Em nossos viveiros, produzimos mudas para plantios de alta eficácia produtiva. Para aproveitar todo esse potencial, adotamos o manejo sustentável, em forma de mosaicos que intercalam plantios e áreas de mata nativa, e que favorece a conservação do solo, das águas e da biodiversidade que habita essas áreas.
A fim de garantir a sustentabilidade de nossas operações, utilizamos tecnologia de ponta. Um exemplo é o uso de satélites no monitoramento da “saúde” de nossas áreas de conservação e de nossos plantios, além de um sistema integrado de monitoramento, que conta com câmeras de longo alcance estrategicamente posicionadas para a detecção de focos de incêndio.
2
Hora de produzir
Como se faz celulose e outros produtos vindos do eucalipto.
Chegando à fábrica, as toras de madeira são picadas em pequenos pedaços, chamados de cavacos. No digestor, uma máquina que funciona como uma “grande panela de pressão”, a madeira, em contato com vapor e químicos, é processada e transformada em polpa de celulose e lignina. Para produzir a celulose de mercado, a polpa é branqueada no processo de recuperação de químicos e então é seca e formatada em fardos.
A lignina, que é o material responsável por sustentar e proteger a madeira das árvores, vai ser destinada a abastecer a fábrica como energia renovável e a outras aplicações para o mercado.
Você sabia que 20 eucaliptos geram, em média, 1 tonelada de
celulose?
Depois de pronta, nossa celulose pode seguir dois caminhos diferentes:
● Para nossas fábricas, onde também produzimos diferentes tipos de papel, bens de consumo como papel higiênico, guardanapos e fraldas, e até a celulose fluff.
● Para várias empresas em todo o mundo que também produzem
produtos de higiene e diversos tipos de papel.
3
Soluções sustentáveis
Há muitos materiais que podem sair da árvore de eucalipto.
Podemos diferenciar a celulose para atender às necessidades dos nossos clientes e possibilitar novas formas de uso e aplicação. Temos, por exemplo, a nossa Eucafluff, uma celulose tipo fluff de fibra curta, que é usada em produtos absorventes. A partir de outros tipos de celulose modificada, é possível produzir tecidos, insumos químicos e até cosméticos.
Mas nem só celulose é o que pode ser aproveitado da madeira de eucalipto. Já citamos a lignina, uma parte da planta que pode substituir materiais fósseis em diversos segmentos na indústria. Também conseguimos gerar biocombustíveis. E estamos pesquisando outras maneiras de usar nosso eucalipto para gerar bioprodutos e tornar a vida ainda mais sustentável, ou seja, criar novas soluções de consumo.
4
Transporte e comercialização
Para todo canto do mundo.
Nossos produtos estão presentes em todo o Brasil e exportamos celulose e papel para mais de 100 países, com escritórios comerciais na América do Norte, na Europa e na Ásia. Cuidamos do transporte de nossos produtos pela terra e pela água. Por isso temos caminhões, portos, navios e ativos ferroviários dedicados às nossas operações no Brasil.
Tão importante quanto transportar nossos produtos das fábricas até o cliente é transportar a madeira até as fábricas. Nesse processo, nossos esforços são para realizar a logística da maneira mais sustentável possível.
5
Onde tudo renova
Nossos produtos permitem um consumo com menos impacto.
Como agora você já sabe, a nossa matéria-prima é vegetal, o que nos permite desenvolver produtos biodegradáveis, recicláveis e feitos por meio de processos mais sustentáveis.
Toda essa cadeia chega à vida de mais de 2 bilhões de pessoas no mundo, e na sua também! Por isso, oferecemos a muita gente soluções que substituem materiais de origem fóssil e promovem um consumo mais consciente.