Home / Inovação / Bioestratégia

Bioestratégia

As pesquisas e desenvolvimento de novos negócios que realizamos estão relacionados a um objetivo: ser uma produtora de soluções sustentáveis para o mundo. Acreditamos no eucalipto para ser a base disso e que nossos plantios podem gerar insumos renováveis para muitos outros negócios. Por isso, adotamos nossa bioestratégia: estudamos soluções que envolvem a celulose e outros materiais vindos do eucalipto, que têm inúmeras possibilidades de aplicação.

Nossas linhas de pesquisa

Hoje, pesquisamos o desenvolvimento, a aplicação, a escalabilidade da produção e a comercialização destes materiais:

Celulose microfibrilada

Usada em papel, tintas, cosméticos e tecidos

Celulose nanocristalina

Aplicação em óleo e gás, adesivos, tintas e cosméticos

Celulose solúvel e
açúcares

Usada na produção de fios têxteis e indústria química em geral, respectivamente.

Biocompósitos

Aplicação em diversas indústrias, como automotiva, embalagens e bens de consumo

Bio-óleo

Óleo de aquecimento e biopetróleo

Nossos
novos negócios

Veja alguns negócios em que já estamos atuando:

Criamos uma linha de produtos a base de lignina – material existente na madeira responsável por sustentar e proteger nossas árvores – para atender aos mercados de resinas, antioxidantes para borracha e termoplásticos. Saiba tudo sobre a ECOLIG®.

Fomos parar até na indústria têxtil. Temos parte do capital da Spinnova, empresa finlandesa que desenvolve tecnologias ambientalmente sustentáveis para a produção de tecido a partir de fibras de madeira.

A celulose nanocristalina (CNC), ou nanocelulose, é um material resistente, leve e transparente, obtido da fibra de madeira. Temos participação na empresa canadense Celluforce, líder mundial na produção comercial desse material biodegradável, que pode ser usado em aplicações industriais, eletrônicos e até cosméticos.

Já demos alguns passos para fornecer uma alternativa aos combustíveis fósseis. É o bio-óleo, vindo a partir de biomassa (matéria orgânica) do eucalipto. Temos participação na empresa americana Ensyn Corporation, que investe na produção de combustíveis de matriz renovável.

2020-08-03 18:46:46