
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou nesta segunda-feira (8) a cerimônia de formatura dos(as) jovens que participaram da 4ª edição do Programa Formare em Aracruz. O evento ocorreu no auditório da unidade industrial da empresa em Aracruz e reuniu cerca de 80 pessoas, contando formando(as) e seus familiares, voluntários(as) e gestores(as) da Suzano.
Ao todo, 18 jovens da 4° turma foram capacitados(as) no curso de Aprendiz de Produção, e ao longo de 10 meses tiveram aulas práticas e teóricas ministradas por educadores voluntários(as), que são colaboradores da Suzano que compartilham experiências e reforçam um dos valores da companhia: “gerar e compartilhar valor”. Dentre os(as) formandos(as), 33% já seguirão suas carreiras inseridos(as) no mercado de trabalho, como estagiários técnicos na própria Suzano. O programa Formare é desenvolvido desde 2005 em conjunto com a Fundação Iochpe.
Um dos formandos, o estudante Kaíque Pereira do Carmo, de 20 anos, garantiu que o Programa Formare o ajudou a ter certeza do que deseja para o futuro. “Eu já tinha trabalhado na parada geral de 2024 como vigia de espaço confinado. Aí surgiu a oportunidade no Formare, fiz a inscrição, prova e dinâmica em grupo e passei. Foi um divisor de águas tanto no pessoal quanto no profissional, pois me desenvolvi bastante e aprendi a ter uma visão de carreira que antes não tinha. Fui convidado a me juntar ao time operacional da empresa e seguirei minha jornada de conhecimento ano que vem”, revelou Kaíque, que é morador da Barra do Riacho e passará a ser estagiário da Linha de Fibras da Suzano.
“Na Suzano, acreditamos que nosso papel vai além das operações: queremos transformar vidas. O Programa Formare nasce desse propósito, oferecendo aprendizado técnico e desenvolvimento pessoal para jovens que estão dando seus primeiros passos na carreira. Já vemos muitos deles conquistando sua primeira oportunidade profissional ao final da formação e isso nos enche de orgulho”, afirma Daiana Stange, Coordenadora de Programas de Jovens da Suzano.
Programa Formare no Brasil
O Formare é desenvolvido pelo Programa Voluntariar da Suzano, em parceria com a Fundação Iochpe, e visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a educação profissional e o mercado de trabalho. Desde 2005, o Formare já capacitou mais de 880 jovens nas regiões de Suzano (SP), Imperatriz (MA), Mucuri (BA), Aracruz (ES), Três Lagoas (MS). Em 2024, a iniciativa foi ampliada para unidade de Belém (PA), tornando a Suzano a empresa com maior número de escolas Formare no Brasil.