Boletim do Projeto Cerrado - Ed. 12 - Primeira Lagoa Pluvial concluída para uso ecoeficiente da água

Vista do alto, ela até parece uma enorme piscina de parque aquático, mas não é. A Lagoa Pluvial I já foi entregue e está pronta para possibilitar o uso ecoeficiente da água na nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo. Sua fun...

7/22/22
|
1
min. de leitura
Boletim do Projeto Cerrado - Ed. 12 - Primeira Lagoa Pluvial concluída para uso ecoeficiente da água

Vista do alto, ela até parece uma enorme piscina de parque aquático, mas não é. A Lagoa Pluvial I já foi entregue e está pronta para possibilitar o uso ecoeficiente da água na nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Sua função é receber as águas das chuvas e da drenagem das atividades industriais para posterior reaproveitamento. Esse trabalho é feito por meio de inovadores sistemas de captação, tratamento, bombeamento e monitoramento de recuperação. Além disso, um canal extravasor vai redirecionar adequadamente o volume que exceder o limite.

As dimensões são impressionantes: 184 de comprimento por 163 metros e largura por 4 metros de profundidade, o que significa quase 120 mil metros³ ou o equivalente a 48 piscinas olímpicas de 50 metros.

Você sabia?

Não para por aí. A Lagoa Pluvial I é apenas a primeira de um conjunto de três lagoas que vão compor o sistema de drenagem pluvial da nova fábrica. A segunda está em processo de impermeabilização e a terceira na fase de terraplanagem e, quando prontas, elas somarão uma área equivalente a 12 campos de futebol. Todo esse sistema se traduz em respeito ao meio ambiente, pois reduz a necessidade de captação de água do Rio Pardo devido à utilização e reutilização das águas dentro da fábrica.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.