Projeto tem previsão de durar quatro meses, com o objetivo de identificar oportunidades de crescimento para a Suzano, a partir de tecnologias avançadas e da inovação aberta
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o SOSA, empresa global de inovação aberta, desenvolverá um projeto junto à Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, para identificar oportunidades na área de internet das coisas (IoT). O objetivo é aprimorar o IoT Industrial da empresa e fomentar a sua “inovabilidade”, conceito que une inovação e sustentabilidade.
A Suzano dobrou seu compromisso com o IoT Industrial e trabalha para criar mais caminhos para otimização e sustentabilidade ao longo da cadeia de produção da empresa. Ao aprimorar o IoT Industrial, a Suzano vai refinar seus fluxos de dados e identificar novas oportunidades para garantir eficiência de recursos, redução de resíduos e impactos ambientais, desde as mudas de eucalipto até o produto final. Com isso, a empresa colabora com o Brasil na busca por assumir papel de liderança global em meio ambiente e bioeconomia.
“A parceria CNI+SOSA reforça nossos esforços em promover a inovação aberta como estratégia competitiva, oferecendo um caminho mais rápido e eficaz para a inserção de empresas de todos os portes e setores nas cadeias globais de valor. Temos certeza de que a Suzano obterá resultados relevantes por meio dos processos colaborativos de inovação aberta. Para nós, é uma honra apoiar a Suzano nessa jornada”, afirma a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio.
A parceria prevê que o SOSA execute o programa de inovação aberta de quatro meses. As unidades de negócios multifuncionais da empresa estarão, durante este período, imersas em atividades de inovação aberta, expondo-se às tecnologias de ponta de todo o mundo.
“Nossa jornada de inovação aberta tem nos permitido cada vez mais estabelecer parcerias de sucesso com importantes agentes do ecossistema de inovação, a fim de gerar e compartilhar valor tanto com nossos parceiros quanto com a sociedade, com base no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Com a expertise da SOSA, esperamos avançar rumo à liderança na indústria 4.0, com tecnologias que aprimorem nossos processos, aumentem nossa produtividade, acelerem nossa transformação digital e contribuam com a bioeconomia”, afirma o diretor executivo de Tecnologia e Inovação da Suzano, Fernando Bertolucci.
O SOSA usará o programa para propor desafios de negócios predefinidos e outras maneiras de a Suzano otimizar seus processos de fabricação, por meio de sensores inteligentes. “Trabalhar com a Suzano representa uma oportunidade única de viabilizar tecnologias inovadoras e sustentáveis com um líder global da indústria que já faz parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas por meio de seus produtos”, afirma o CEO do SOSA, Uzi Scheffer.
O Desafio Corporativo, com foco em inovação aberta, consistirá em:
• Processos de verificação e validação de tecnologia, com curadoria alinhada com a empresa;
• Identificação de tecnologias adequadas e membros da equipe dedicados (as) a impulsionar a adoção de tecnologias para resolver os desafios da Suzano e apresentar soluções prontas para o mercado;
• Planejamento e execução de pilotos, implementações e investimentos.
As startups selecionadas para trabalhar com a Suzano terão a oportunidade de realizar uma prova de conceito de suas soluções em escala industrial. Assim, poderão contribuir com os esforços da Suzano para continuar como referência no setor em inovação e sustentabilidade.
Saiba mais sobre o projeto CNI+SOSA em: www.parceriacnisosa.com.br