Com apoio da Suzano, campanha Salé Solidária distribui 601,5 quilos de alimentos agroecológicos para famílias carentes em Salesópolis (SP)

Ação teve início no dia 7 de maio, com o objetivo de reduzir os impactos gerados pela pandemia da Covid-19 nas famílias em situação de vulnerabilidade social; a meta é chegar a 400 famílias beneficiadas Com o apoio da Suz...

7/1/20
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Com apoio da Suzano, campanha Salé Solidária distribui 601,5 quilos de alimentos agroecológicos para famílias carentes em Salesópolis (SP)

Ação teve início no dia 7 de maio, com o objetivo de reduzir os impactos gerados pela pandemia da Covid-19 nas famílias em situação de vulnerabilidade social; a meta é chegar a 400 famílias beneficiadas

Com o apoio da Suzano, por meio do PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial), famílias em situação de vulnerabilidade social de Salesópolis (SP) receberam, em maio, 601,5 quilos de alimentos orgânicos e agroecológicos, produzidos por agricultores da região. A ação faz parte da campanha “Salé Solidária”, realizada por meio de parceria entre PDRT, Prefeitura de Salesópolis, ONGs Akarui, Suinã e Camat (Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê) e que visa arrecadar doações para a compra e distribuição de alimentos a famílias carentes do município.

A campanha teve início no dia 7 de maio, quando 50 cestas de hortifrútis foram entregues à Assistência Social do município, responsável pela destinação às famílias cadastradas. No fim do mês, a ação havia atingido o total de 160 cestas verdes doadas.

“A Suzano adotou, desde o início da pandemia do novo coronavíus, a postura de trabalhar em conjunto com governos, prefeituras e com a sociedade civil organizada na busca por medidas para mitigar os impactos dessa crise, seja na saúde como na economia. Faz parte da nossa cultura. E é impossível pensar em saúde pública sabendo que muitas famílias estão sem ter o que comer. O momento é difícil para todos, mas é inegável que as famílias em vulnerabilidade social são as mais atingidas. Com esta ação, e, o mais importante, com o apoio da sociedade, que tem contribuído com doações, nós conseguimos tanto levar alimentos mais saudáveis para aqueles que precisam como ainda conseguimos gerar renda e trabalho no campo”, destaca Adriano Silva Martins, consultor Desenvolvimento Social da Suzano.

As cestas são adquiridas com doações feitas pela comunidade. No mês passado, as doações somaram R$ 2.198,00. De acordo com Hélio Ocanha Lorca, o diretor-presidente da Camat, responsável pelas compras, a campanha tem colaborado para que cooperados e produtores rurais da região, que ficaram sem a receita de venda de seus produtos, uma vez que restaurantes, quitandas, etc fecharam as portas por conta da pandemia. Porém, a arrecadação não foi suficiente para atender a meta. “A campanha veio em boa hora: permitiu a venda da produção no campo. Mas ainda não correspondeu às expectativas. Dessa forma, não foi possível atender todas as famílias cadastradas, o que para nós é de extrema importância. Neste segundo mês de ação, a projeção é que estes números se repitam. Por isso, vamos concentrar esforços para aumentar a arrecadação”, reforça.

Famílias

A meta é atender a 400 famílias cadastradas da Assistência Social. Dados da Prefeitura de Salesópolis mostram que há, no município, 2 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Destas, 355 famílias vivem em e extrema pobreza, com uma renda per capita de R$ 89 mensais. Por isso, a participação da comunidade por meio de doações se faz tão importante.

“Para as famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município essa campanha tem sido de muita ajuda. Percebemos que estas famílias já contam com as nossas cestas verdes para complementar a alimentação semanal, principalmente porque elas sabem que são alimentos saudáveis e frescos. Na outra ponta, conseguimos escoar parte da produção de nossos cooperados, que passaram por um processo de transição agroecológica. A Salé Solidária também favoreceu estes produtores rurais aqui da região, pois mesmo diante deste momento difícil, puderam vender seus produtos”, completa Leonardo Fonseca, coordenador do Núcleo de Diversificação da Camat.

A parceria da Camat com a Suzano teve início em 2018, quando foi iniciado o Programa de Diversificação com apoio do PDRT. “O PDRT foi fundamental para a gente. Nós plantávamos, mas era convencional e tínhamos muita vontade de trabalhar com orgânicos. Mas não sabíamos como começar. Através do PDRT, começamos a adquirir conhecimentos, os técnicos sempre nos auxiliando e hoje a propriedade está certificada como orgânica. Somos muito gratos”, explica Flávio de Souza Graça, agricultor.

Como participar

Para contribuir com a campanha, os interessados podem depositar qualquer quantia nas seguintes contas: Banco Bradesco, agência 0411, conta corrente 10677-1, Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê, e Banco Bradesco, agência 0411, conta corrente 3479-7, Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê. O CNPJ da Camat é 66.976.796/0001-20.

Mais informações sobre a ação podem ser acessadas pelas redes sociais: Instagram (Salesolidária) e Facebook (Salesolidária Campanha).

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