O projeto “Empreendedorismo Criativo nos CRJs”, que tem como objetivo fomentar a geração de renda entre os jovens atendidos nos Centros de Referência das Juventudes do Espírito Santo, realizou no dia 12 de junho a entrega de mais 60 kits com itens para alavancar os pequenos negócios de jovens de São Mateus, no Norte do Estado. Desde o ano passado, o projeto já ajudou mais de 200 jovens empreendedores de todo Estado com os Kits Sementes, retirando cerca de 500 pessoas da linha da pobreza. O projeto é uma parceria entre a Suzano, Amigos da Justiça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH), e no município de São Mateus conta também com a parceria do Instituto Abequar.
De acordo com a coordenadora do projeto, Hingridy Fassarella Caliari, um total de 1.100 jovens serão beneficiados com os kits no Espírito Santo, contemplando também os municípios de Conceição da Barra, Linhares, Serra (bairros Feu Rosa e Novo Horizonte), Santa Tereza, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim. “Todos esses jovens passaram por cursos de qualificação nos CRJs e agora estão recebendo os Kits Sementes, que contêm materiais e equipamentos que permitem a eles darem início as atividades nas áreas de formação e gerar renda em suas comunidades”, afirma Hingridy.
Jeniffer da Silva Alves, de 22 anos, foi uma das contempladas com o projeto em São Mateus. “Fiz o curso de trança e de maquiagem no CRJ com a finalidade de empreender na área da beleza. Com o kit de produtos que ganhei hoje, já consigo iniciar os atendimentos sem precisar fazer um investimento inicial. É uma ajuda muito importante e estou bem feliz”, ressalta Jeniffer.
Foram entregues Kits Sementes nas áreas de informática, videomaker, trança, manicure, designer de sobrancelha, depilação, fotografia, unha em gel, barbearia, cabelereiro e maquiagem. Todos os beneficiados serão acompanhados pela equipe do projeto e do CRJ e podem utilizar as salas do CRJ, se houver necessidade, para fazer os atendimentos.
Laboratórios equipados
O projeto também contemplou os 14 CRJs do Espírito Santo com equipamentos multimídias para a produção de conteúdos digitais. Ao todo, entre a entrega dos kits sementes e os equipamentos dos Laboratórios de Potencialidades (LabPocas), responsáveis por complementar as oficinas e ampliar as possibilidades de capacitação dos jovens atendidos, o investimento foi de quase R$ 1,5 milhão.
Entre os equipamentos entregues, estão computadores, câmeras digitais, recursos de iluminação e cenografia, que permitem a realização de oficinas de produção de conteúdos digitais (podcasts, roteirização, produção de vídeo, fotografia, edição de imagens, redação de textos publicitários e de marketing de conteúdo).
Para participar dos LabPocas, basta ser jovem de 15 a 24 anos e morador de um dos 14 municípios que possuem CRJ, são eles: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Colatina e São Mateus. A utilização do laboratório é gratuita.
Para o Coordenador de Relacionamento Social da Suzano, André Becher, o apoio da empresa ao projeto está em linha com o compromisso social da Suzano. “Temos o dever de contribuir para um mundo menos desigual e com oportunidades para todas as pessoas, para isso, atuamos em parceria com empresas, organizações da sociedade civil e poder público. Além disso, temos metas de longo prazo, com foco na redução da pobreza e no impulsionamento da educação”, destaca Érika.