Com apoio da Suzano, municípios da Costa Leste avançam na promoção da permanência escolar no Ensino Fundamental

Iniciativa reúne seis municípios de MS e visa fortalecer a permanência de estudantes dos 8º e 9º anos e a implantação do Programa Escola das Adolescências.

12/22/25
|
4
min. de leitura
Com apoio da Suzano, municípios da Costa Leste avançam na promoção da permanência escolar no Ensino Fundamental

Com o apoio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, municípios que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) da Costa Leste/MS iniciaram, neste mês, os preparativos para o ciclo de 2026, dando continuidade às ações de enfrentamento ao abandono escolar e de implementação do Programa Escola das Adolescências, política federal criada para fortalecer os anos finais do Ensino Fundamental. As discussões têm como foco aprimorar a governança regional, atualizar estratégias pedagógicas e reforçar mecanismos de permanência escolar para estudantes dos 8º e 9º anos.

“A Suzano tem um compromisso público de melhorar a qualidade do ensino dos municípios onde mantém operações, o que, além de estratégias de gestão, inclui combater a evasão escolar. Por isso, iniciativas como esta do ADE são tão importantes. Ao unirmos gestores de diferentes regiões em prol do mesmo objetivo, conseguimos avaliar e traçar estratégias mais assertivas para melhorar a qualidade de ensino e, principalmente, manter alunos e alunas na sala de aula. E os resultados que estamos tendo nos mostram que estamos no caminho certo”, destaca Andreone Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano.

O planejamento do próximo ano foi impulsionado pelas apresentações das equipes de Educação de Água Clara, Brasilândia, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas e representantes da Suzano. Durante o evento, realizado em Ribas do Rio Pardo, foi realizado o encerramento do ciclo de atividades de 2025, que sintetizou as ações desenvolvidas ao longo do ano e revisitou os principais avanços e desafios da implementação do Programa Escola das Adolescências na região.

A companhia é parceira do ADE GRIFE Costa Leste/MS desde sua criação, em 2021 e  contribui com os municípios que integram o projeto com acompanhamento técnico e participação ativa nas discussões estratégicas.

Para Renato Colli, secretário de Educação de Ribas do Rio Pardo, as iniciativas do arranjo têm gerado bons resultados para o município. “A parceria com a Suzano tem fortalecido de maneira concreta o Programa Escola das Adolescências em Ribas do Rio Pardo. Observamos maior permanência e frequência dos estudantes, além de uma abertura importante para a escuta dos professores e a expressão dos adolescentes. Também percebemos maior interação entre estudantes e docentes, com outras turmas demonstrando interesse em participar das atividades diferenciadas. A iniciativa também deu visibilidade à fase da adolescência, reconhecida por seus desafios, mas igualmente rica em potencialidades”, destaca.

Escola das Adolescências

Criado pelo Governo Federal em 2024, o Programa Escola das Adolescências, oferece apoio técnico e financeiro para qualificar os anos finais do Ensino Fundamental. A iniciativa busca aprimorar práticas pedagógicas e curriculares; recompor aprendizagens; apoiar o desenvolvimento profissional das equipes escolares; reduzir desigualdades educacionais, e enfrentar os índices de abandono.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.