
A comunidade quilombola de São Domingos, em Conceição da Barra (ES), por meio de recursos do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf) e contrapartida da Suzano, recebeu um caminhão para entregas e transporte da produção rural dos agricultores familiares locais. A entrega oficial do veículo aconteceu no dia 23 de abril, e contou com representantes da Suzano, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da associação de produtores locais e moradores.
A presidente da Associação local, Luzinete Serafim Blandino, mais conhecida na comunidade como Dona Luzia, explica que o caminhão era uma necessidade antiga dos produtores, que utilizavam veículos da prefeitura para fazer a entrega das mercadorias, mas nem sempre era possível. "A nossa produção é destinada principalmente para os programas governamentais de aquisição de alimentos e para a venda direta ao consumidor, e agora esse caminhão vai ajudar muito no escoamento, uma vez que produzimos hortaliças, frutas e legumes perecíveis, que precisam de agilidade na entrega", comemora Luzia.
Geração de renda
Segundo o consultor de Relacionamento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, a empresa tem diversas iniciativas junto às comunidades quilombolas da região. "Aqui no Norte do Espírito Santo, temos um diálogo muito próximo e de cooperação com as comunidades quilombolas, que estão possibilitando diversas ações e projetos que visam a geração de renda. Ficamos felizes em contribuir, por meio de contrapartida financeira, para a aquisição desse veículo, que será fundamental para apoiar a agricultura familiar em São Domingos", afirma Narcisio.
O caminhão leve Foton Aumark, compacto, tem comprimento total de 5,3m, sendo 3,6m de carroceria e Peso Bruto Total de 3,5 mil quilos, ideal para entregas locais e operações rápidas devido à agilidade e facilidade de manobra. Durante a cerimônia de entrega, o subsecretário estadual de Agricultura Familiar, Rogério Favoretti, adiantou que além desse veículo, o Estado tem mais de 1,9 milhão de recursos do Funsaf destinados a projetos no município de Conceição da Barra, que estão em processo de liberação de recursos.
"O Funsaf é um mecanismo do Governo do Estado para democratizar o acesso aos recursos financeiros para apoio à agricultura familiar no Espírito Santo. Conta com o apoio técnico e financeiro integrado do BNDES, do Bandes e do Incaper, e possibilita apoiar financeiramente projetos de associações e cooperativas quilombolas, de assentamentos rurais e de pequenos produtores, que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos agricultores familiares capixabas", completa Rogério.
Melhor infraestrutura
O coordenador do escritório do Incaper em Conceição da Barra, Felipe Vilasboas, ressalta que a comunidade quilombola de São Domingos é uma das maiores do Sapê do Norte - região que abrange os municípios de São Mateus e Conceição da Barra - e que precisa ser amparada pelas políticas públicas. "A gente acompanha esta comunidade há mais de 10 anos, e vemos a necessidade de melhoria da infraestrutura para manter a qualidade do processo produtivo, porque só assim é possível atender aos programas de aquisição de alimentos do governo, que tem exigências próprias. Nós, enquanto Incaper temos a responsabilidade de habilitá-los para acessar as políticas públicas e nos sentimos parte dessa conquista também", diz Felipe.