
Com a proximidade do Dia da Indústria (25), a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, destaca o papel fundamental da celulose como elemento essencial para diversos produtos que estão no cotidiano de mais de 2 bilhões de pessoas no planeta. Muito além da produção de papel, ela está presente em inúmeras aplicações que podem tornar o dia a dia mais prático, seguro e sustentável.
Derivada do eucalipto cultivado de forma renovável no Brasil, essa matéria-prima está na base de produtos como fraldas descartáveis, lenços umedecidos, embalagens alimentícias, tecidos, filtros de café, cosméticos, medicamentos e até componentes automotivos e eletrônicos.
Na indústria moderna, a celulose tem ganhado protagonismo como alternativa aos derivados fósseis, aliada indispensável na transição para uma economia de baixo carbono. A Suzano, investe continuamente em inovação para ampliar o uso da celulose em novas frentes.
Produtos como a Ecolig® (derivada da lignina, substância extraída da madeira) e o Biofiber® (celulose microfibrilada) já fazem parte do portfólio de bioprodutos da companhia, com potencial para substituir materiais plásticos, melhorar a propriedade de cosméticos e até reforçar tintas, adesivos e concretos. A empresa conta ainda com os produtos Bluecup®, Bluecup Bio® (papel para copos) e tem progredido no desenvolvimento de novos mercados e aplicações para o Loop® (papel para canudos).
A Suzano estabeleceu um conjunto de Compromissos para Renovar a Vida e um deles é disponibilizar 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, que possam substituir o plástico e outros derivados do petróleo, até 2030. Os produtos mencionados já são parte dessa realidade e somam-se a várias outras iniciativas em estudo, envolvendo soluções que vêm sendo desenhadas em parceria com diversas startups. Essas parcerias priorizam quatro áreas: novas aplicações para biomateriais de eucalipto, embalagens sustentáveis, tecnologia florestal e remoção de carbono.
Leia mais
Celulose: o que é, para que serve e onde está no seu dia a dia
Compromisso social com a Bahia e o Brasil
Outro Compromisso para Renovar a Vida da Suzano é contribuir com a retirada de 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030, nos mais de 220 municípios brasileiros em que atua. Dessa forma, a companhia apoia a redução da desigualdade no país, criando oportunidades de geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Com base em parcerias estratégicas, a empresa aumentou significativamente o número de pessoas beneficiadas por projetos de combate à pobreza, tanto na Bahia quanto em todo o Brasil. Conforme Relatório de Sustentabilidade da Suzano 2024, no ano passado, as iniciativas sociais permitiram a retirada de 45.459 pessoas da pobreza no Brasil, totalizando 97.342 pessoas no acumulado de 2020 a 2024.
Na Bahia, uma iniciativa importante foi o Edital Transformar o Futuro, que destinou R$ 1 milhão para o fomento de 30 iniciativas de Geração de Renda, Cultura, Esporte e Lazer em 26 comunidades da região Extremo Sul. Os projetos foram desenvolvidos por organizações da sociedade civil, associações produtivas e comunitárias e cooperativas, e contemplam mais de 8 mil pessoas.
"Nossa história de 33 anos de atuação no extremo sul da Bahia é carregada de significados, sobretudo no que diz respeito à contribuição para promover a transformação social nos municípios onde estamos presentes. Fazemos isso por meio da destinação de recursos e apoio a projetos sociais que já beneficiaram mais de 85 mil pessoas na região, com atividades que envolvem educação, esporte, capacitação profissional e empreendedorismo. São iniciativas que estão em linha com os nossos "Compromissos para Renovar a Vida", um conjunto de metas de longo prazo que convergem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU", destaca Eduardo Andrade, diretor de operações industriais da Suzano na Bahia.