As obras de construção da nova fábrica de celulose da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em Ribas do Rio Pardo (MS), seguem dentro do cronograma com importantes avanços registrados neste mês de abril. O andamento das frentes de trabalho pode ser conferido em novo vídeo divulgado pela empresa por meio do link https://youtu.be/xVu_8kmW3Ro.
Dentre as obras concluídas e entregues, alguns destaques são o escritório de obras, que vai abrigar toda a equipe da Suzano dedicada ao projeto, o posto médico e brigada de incêndio, além de grandes estruturas como a cozinha e refeitório e o centro social – que vão atender até 10 mil trabalhadores no pico da obra. Destacam-se ainda a finalização da torre de comunicação e a evolução nos trabalhos do sistema de drenagem profunda, das lagoas pluviais e da primeira estaca da linha de fibras e da extratora de celulose. No vídeo, também é possível acompanhar o andamento das ações das áreas florestal, meio ambiente e programas sociais.
Projeto Cerrado
Anunciado em maio de 2021 e confirmado pelo Conselho de Administração da Suzano no início de novembro do mesmo ano, o Projeto Cerrado receberá investimento total de R$ 19,3 bilhões e, no pico das obras, deverá gerar cerca de 10 mil empregos diretos. Prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2024, a nova fábrica – que será a unidade mais competitiva da Suzano –, vai produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, empregando 3 mil pessoas, entre colaboradores próprios e terceiros, nas áreas florestal e industrial, e movimentando toda a cadeia econômica da região.