Projeto Extrativismo Sustentável celebra resultados e inaugura Centro de Arte da Sociobiodiversidade, em João Lisboa

Com apoio da Suzano e em parceria com o FUNBIO, a iniciativa fortaleceu cadeias produtivas locais e promoveu inclusão socioeconômica de famílias extrativistas

6/12/25
|
3
min. de leitura
Projeto Extrativismo Sustentável celebra resultados e inaugura Centro de Arte da Sociobiodiversidade, em João Lisboa

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou ontem, terça-feira (10), em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodversidade (FUNBIO) e a Agência de Desenvolvimento Extensão Amazônia, a cerimônia de encerramento do Projeto Extrativismo Sustentável no Maranhão. Na ocasião, também foi realizada a inauguração do Centro de Arte da Sociobiodiversidade Estrela da Serra - George Thomas Barreto, em João Lisboa - um dos grandes marcos da iniciativa.

O projeto teve como objetivo o fortalecimento do extrativismo sustentável no estado, por meio do aprimoramento da gestão, da produção e da comercialização de produtos comunitários. Ao todo, 228 famílias foram beneficiadas de forma direta em 13 comunidades distribuídas entre os municípios maranhenses de Imperatriz, Buritirana, João Lisboa, Cidelândia e Davinópolis.

Com foco em duas frentes principais, o programa proporcionou, na área do artesanato, o apoio à 76 famílias na produção e comercialização de biojoias e sabonetes artesanais. Além disso, em parceria com o Clube de Mães das Comunidades, a iniciativa oportunizou a construção do Centro de Artesanato Estrela da Serra, também em João Lisboa. O espaço inaugurado conta com uma unidade para beneficiamento de sementes extrativistas e estrutura para confecção e exposição dos produtos como sabonetes artesanais e biojoias.

Já na frente da agricultura familiar, foram implantadas roças agroflorestais, viveiros e incentivos à produção de hortaliças. As ações promoveram a segurança alimentar e permitiram a geração de renda com a venda do excedente a mercados locais, incluindo para o restaurante da própria fábrica da Suzano em Imperatriz.

O Coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Diego Carrara, pontuou que a iniciativa é um verdadeiro exemplo de como, ao somar forças, é possível promover transformação e progresso ao redor. “Ficamos felizes de celebrar mais essa conquista do projeto. Ao gerar e compartilhar valor, pudemos fortalecer as comunidades locais, impulsionando seu desenvolvimento, mediante a inclusão produtiva e a valorização do conhecimento tradicional. Estamos orgulhosos dos passos que esta iniciativa trilhou e dos resultados colhidos por todos que se esforçaram para chegarmos até aqui”, comemorou.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.