Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros, seja por desemprego ou por liberdade financeira, e quando toda a família está envolvida, alcançar esse objetivo pode ser muito mais fácil. Com a ajuda da Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, uma família de São Mateus conseguiu montar a própria padaria artesanal e está fazendo sucesso com pães, bolos, salgados e outros produtos.
A pequena empresa começou a cerca de um ano, quando a cozinheira Maria Aparecida Garcia da Silva Barbosa ficou desempregada. “Trabalhei em um restaurante por 12 anos, mas por questões de saúde precisei sair. Foi quando a minha filha mais velha teve a ideia de vender pães caseiros na rua, de porta em porta. Não esperava que o negócio iria crescer tão rápido, começamos com apenas 16 pães e hoje temos que ralar pra conseguir atender a demanda de vendas e pedidos”, afirma.
Logo no início do projeto, mãe e filha se inscreveram em um edital da Suzano, que incentiva a criação e o fortalecimento de negócios locais, e foram contempladas com recurso de aproximadamente R$ 15 mil, suficientes para fazer a pequena empresa deslanchar. Com a verba, a família montou uma cozinha industrial, com forno de pães, mesa industrial, freezer e outros equipamentos profissionais para aumentar a capacidade de produção. A família também alugou um imóvel maior com montar a padaria.
“Participar desse edital impulsionou o crescimento da nossa empresa, algo que a gente levaria muito tempo para alcançar. Agora precisamos contratar um funcionário para continuar crescendo. Embora os pães caseiros sejam nosso carro chefe, começamos a fazer também bolos, empadas, tortas salgadas, além de salgados para festas e produtos por encomenda, como feijão tropeiro, vinagrete, salpicão e outros”, afirma Estefany da Silva Oliveira, filha da Maria Aparecida.
Apesar do crescimento, a família continua vendendo pães pelas ruas do centro de São Mateus, todas as tardes. “Já fizemos uma freguesia grande e as pessoas cobram. Temos clientes no comercio e nas clínicas da cidade que fazem questão de receber o pão caseiro quentinho no trabalho, todos os dias, e para a gente é muito gratificante”, conta Maria, acrescentando que a filha mais nova, Isadora da Silva Oliveira, de 9 anos, também gosta de ajudar na produção dos pães, quando chega da escola. “Ela adora e se tudo der certo, a empresa vai ser mantida para as próximas gerações da família”, afirma.
Conforme o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, esse é apenas um dos pequenos negócios de sucesso apoiados pela empresa na região. "A iniciativa é mais uma das ações da Suzano que estão em linha com o compromisso da empresa em contribuir para que 200 mil pessoas saiam da condição de pobreza, até 2030, nas áreas de atuação da companhia. No Brasil, são consideradas abaixo da linha de pobreza pessoas com renda per capita menor que R$ 518,00 ao mês e é essa realidade que a Suzano quer ajudar a transformar", destaca.