Barra de Caravelas: Feira Gastronômica vende 150kg de mariscos e crustáceos em dois dias

A nona edição do evento, apoiado pela Suzano, foi realizada no último final de semana.

2/5/26
|
3
min. de leitura
Barra de Caravelas: Feira Gastronômica vende 150kg de mariscos e crustáceos em dois dias

Com cerca de 150kg de mariscos e crustáceos comercializados em dois dias, gerando uma arrecadação bruta de aproximadamente R$ 85 mil, a 9ª edição da Feira Gastronômica de Mariscos de Barra de Caravelas foi considerada um sucesso pelos organizadores. O evento foi realizado no último final de semana de janeiro, pela Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiros locais, com patrocínio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto.

De acordo com a coordenadora de projetos da associação, Marina Pereira Portela, o evento gerou cerca de 100 vagas de trabalho, direta e indiretamente, e mais de 2 mil pessoas visitaram a feira no sábado e domingo, dentre turistas, moradores locais e de cidades circunvizinhas. "O balanço geral foi muito positivo e atingimos nossa principal meta, que é gerar renda extra dentro da comunidade e fomentar a nossa principal atividade econômica, que é a pesca", ressalta ela.

O distrito de Barra de Caravelas ainda espera receber muitos visitantes ao longo da temporada de verão. Situado a cerca de 10 minutos do centro do município de Caravelas (BA), no Extremo Sul da Bahia, a charmosa vila de pescadores atrai turistas que buscam descanso, sossego e contato direto com a natureza, marcada pelo encontro do rio com o mar e com um belo coqueiral. A praia possui um píer e um Centro de Convivência, onde acontece a comercialização de frutos do mar frescos, artesanato e a gastronomia tradicional. A vila também é um dos pontos de saída para o arquipélago de Abrolhos.

O Centro de Convivência foi inaugurado em 2019, com a participação da Suzano e da Prefeitura Municipal, após debates coletivos realizados em assembleias no Conselho da Reserva Extrativista (RESEX) de Cassurubá. O local visa apoio ao desenvolvimento econômico e social da região, impactando mais de 200 pessoas ligadas diretamente à pesca tradicional. No espaço comunitário são realizados diversos serviços, como auxílio na retirada de documentos, pagamento do seguro-defeso para pescadores, guarda e manutenção de apetrechos de pesca e café da manhã diário para os trabalhadores. O centro também abriga auditório para diversas atividades, como cursos, esportes e manifestações folclóricas.

"A construção do Centro de Vivência e o apoio a Feira Gastronômica de Mariscos são apenas alguns dos investimentos sociais da Suzano na localidade. Queremos caminhar lado a lado com nossas comunidades vizinhas para ajudar a impulsionar o desenvolvimento desta região, onde estamos presentes há mais de 30 anos. Buscamos, de forma colaborativa, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, estimulando a geração de emprego e renda e apoiando ações que promovam cidadania", completa Elton Ray Silva Santiago, consultor de Relacionamento Social da Suzano.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.