
Duas comunidades do município de Linhares, no Norte do Estado, foram contempladas com o primeiro núcleo do Futebol Social Salesiano, um projeto esportivo e de formação de valores, executado pelo Instituto Abequar, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins econômicos. A iniciativa vai beneficiar 200 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, do distrito de Bebedouro e do Residencial Mata do Cacau, localizado no bairro Aviso.
O projeto foi financiado por meio de parceria entre a Suzano - maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto – e as empresas WEG, AGC Frutas e Interfruit, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O lançamento oficial aconteceu na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, na sede do Bebedouro Sport Club, com a presença de representantes das empresas parceiras, prefeitura de Linhares, Instituto Abequar, dos jovens beneficiados e moradores locais.
Iniciado em outubro e com um ano de duração, o Futebol Social Salesiano oferece aulas gratuitas de futebol, promovendo socialização e desenvolvimento integral dos participantes. Todos os alunos receberam um kit de uniforme, composto por camisa, bermuda, meião e chuteira. As aulas acontecem duas vezes por semana, no contraturno escolar, com o fornecimento de alimentação, além do acompanhamento de uma psicóloga e uma assistente social, que trabalham em consonância com as ações para o atendimento psicossocial das crianças e adolescentes envolvidos.
"Via Lei de Incentivo, o Instituto Abequar captou R$ 780 mil de investimento para o esporte social em Linhares. Esse é o primeiro núcleo, mas já está em processo de captação de recursos para execução de mais um núcleo, que vai contemplar mais dois territórios. Em Bebedouro e Mata do Cacau, o projeto é formado por uma equipe de dois professores, dois monitores e um coordenador que atuam diretamente, no entanto, o Instituto Abequar conta com mais de 20 pessoas trabalhando em prol desse projeto, para que ele aconteça da melhor forma", explica Saulo Queiroz, gestor de comunicação do Instituto Abequar.
Para a consultora de Relacionamento Social da Suzano, Rafaela Cavalcanti, o apoio ao projeto reforça o compromisso da empresa em contribuir com o desenvolvimento social das comunidades vizinhas. "Buscamos estar mais próximos das comunidades, mantendo um relacionamento transparente e de cooperação. A Suzano tem um direcionador social que diz que "só é bom para nós se for bom para o mundo", e por isso estamos focados em contribuir para um mundo menos desigual e com oportunidades para todas as pessoas, a começar pelas nossas crianças e adolescentes. Estamos felizes em apoiar mais esta inciativa social tão importante", ressalta Rafaela.
Já o secretário de Esportes e Lazer de Linhares, Vandir Nunes, enfatizou a importância da parceria com a iniciativa privada. "O poder público tem as suas limitações financeiras e de pessoal, e nem sempre conseguimos atender a todas as necessidades do município como gostaríamos, por isso é tão importante as parcerias com as empresas e as leis de incentivo fiscal, que permitem que a inciativa privada direcione recursos para projetos como esse. É uma grande vitória para o município e quero agradecer a Suzano e todas as empresas envolvidas pelo comprometimento com o social", completa Vandir.
Bebedouro Sport Clube
No distrito de Bebedouro, as atividades do projeto acontecem nas dependências do Bebedouro Sport Clube, uma tradicional escolinha de futebol juvenil, sem fins lucrativos, que existe há quase 30 anos. A fundadora da entidade, Ana Maria dos Santos, de 63 anos, mais conhecida como Tia Ana, ressalta que a parceria com o projeto está levando mais dignidade para as crianças atendidas.
"Quando iniciei esta escolinha, tudo acontecia por meio de ajuda e doações de voluntários, mas com o tempo o número de alunos cresceu muito, tornando cada vez mais difícil manter as atividades. Agora, com esta parceria, vamos poder manter o nosso trabalho social e oferecer até alimentação aos alunos. É a realização de um sonho", diz Tia Ana.
Os pais dos alunos também comemoram o investimento. Para Maria Isabel de Souza, mãe do Lázaro Sousa Silva, de 10 anos, o esporte está ajudando na socialização do menino. "O meu filho é uma criança tímida, que tem dificuldade de relacionamento, mas as aulas de futebol têm ajudado muito no processo de socialização dele. Além disso, o esporte é extremamente importante para tirar a criançada da rua e deixar longe da criminalidade", completa Maria.
Vagas abertas
De acordo com o Instituto Abequar, o projeto ainda conta com vagas abertas nos núcleos de Bebedouro e Residencial Mata do Cacau. Os interessados podem entrar em contato por telefone, no número (27) 98115-2204 ou pela página do Instagram: @institutoabequar_.