FuturaGene recebe aprovação da CTNBio

FuturaGene recebe aprovação da CTNBio para o primeiro eucalipto geneticamente modificado do mundo com três características de interesse em um único produto combinado.

3/11/24
|
3
min. de leitura
 FuturaGene recebe aprovação da CTNBio

Uma nova aprovação para eucalipto geneticamente modificado com características de aumento de produtividade, tolerância a herbicida e resistência a insetos (produto combinado) foi concedida pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), após avaliação comprovando a sua segurança para a saúde humana e animal, além do meio ambiente. Desenvolvido pela FuturaGene, Divisão de Biotecnologia da Suzano, líder no aumento de produtividade e sustentabilidade de eucaliptos no setor global de árvores plantadas, esse é o primeiro eucalipto geneticamente modificado aprovado no mundo que contém três características em um único produto combinado.

O novo eucalipto geneticamente modificado combinado contribuirá para a intensificação sustentável dos plantios, ao permitir o aumento da produtividade, o uso mais eficaz dos herbicidas e o controle preventivo de lagartas desfolhadoras do eucalipto. Seu uso permite uma produção mais eficiente em termos de recursos, redução dos custos operacionais e do uso de defensivos agrícolas, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança para os trabalhadores e proporciona uma plantação mais produtiva e saudável.

A característica de aumento de produtividade incorporada nesse eucalipto geneticamente modificado vem sendo testada extensivamente em diferentes regiões do Brasil desde 2007, e recebeu aprovação para uso comercial no País em 2015. As demais características vêm sendo amplamente utilizadas em diversas culturas, como a tolerância a herbicida que possui um histórico de mais de 25 anos de uso seguro em culturas agrícolas em diferentes regiões do mundo, além da resistência a insetos, que é obtida pela expressão de proteínas inseticidas pela própria planta, sendo que essas proteínas têm sido utilizadas por mais de 80 anos para controle de pragas em diversas culturas inclusive na agricultura orgânica.

As proteínas inseticidas expressas nesse eucalipto são específicas para as lagartas desfolhadoras e não possuem efeito em insetos não alvo. O eucalipto geneticamente modificado que contém as três características foi obtido por meio de técnicas de melhoramento clássico de cruzamento de eucaliptos geneticamente modificados que contêm uma ou duas características.

Após a aprovação, continuaremos os estudos com as novas variedades de eucalipto, que serão plantadas em escala de pesquisa em regiões representativas da cultura do eucalipto no Brasil, seguindo as mais altas diretrizes de segurança e ética, conforme estabelecido na Política de Árvores Geneticamente Modificadas da Suzano, e com base nas práticas de manejo silvicultural da empresa.

“Estamos orgulhosos de desenvolver essa primeira variedade de eucalipto geneticamente modificado que incorpora diferentes características de interesse permitindo alcançar tanto o aumento de produtividade, como a proteção do cultivo por meio da tolerância a herbicida e resistência a insetos”, diz Stanley Hirsch, CEO da FuturaGene. “O desenvolvimento desse produto é parte dos nossos esforços para intensificar de maneira sustentável os plantios de eucalipto, renováveis, visando atender à crescente demanda global por produtos à base de madeira, conservando as florestas naturais. Acreditamos que a biotecnologia é uma ferramenta importante para melhorar e manter a produtividade dos plantios de eucalipto e a resiliência dessas árvores frente às alterações climáticas’’, complementa.

A Suzano está comprometida em compartilhar os benefícios e o valor dessa nova tecnologia com parceiros por meio de seu programa de fomento florestal, incluindo pequenos produtores. Após testes em larga escala, os parceiros terão acesso livre à tecnologia sem a necessidade de pagamento de royalties, assim como é feito com os clones convencionais.

Esta é a nona aprovação de eucalipto geneticamente modificado da FuturaGene concedida pela CTNBio. Em 2015, obtivemos a primeira aprovação do mundo para eucalipto geneticamente modificado, para aumento de produtividade. Desde 2021, foram obtidas cinco aprovações para eucaliptos tolerantes a herbicida. Em 2023, obteve-se uma aprovação para eucalipto resistente a insetos e a primeira aprovação para eucalipto combinado, com duas características, para aumento de produtividade e tolerância a herbicida. Essas são as únicas variedades de eucaliptos geneticamente modificados aprovadas ao redor do mundo.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.