Parceria entre Instituto Ecofuturo e Aliança 5P fortalece ações de conservação ambiental no Mato Grosso do Sul

União reforça o compromisso das organizações com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável na região

5/22/25
|
3
min. de leitura
Parceria entre Instituto Ecofuturo e Aliança 5P fortalece ações de conservação ambiental no Mato Grosso do Sul

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano S.A., firmou uma parceria com a Associação Aliança 5P para fortalecer ações voltadas à conservação e proteção da biodiversidade no Mato Grosso do Sul. A colaboração nasce do alinhamento entre as duas instituições na promoção de práticas ambientais socialmente responsáveis na região.

Mais do que a união de esforços, a iniciativa reflete uma visão compartilhada: desenvolver soluções sustentáveis que respeitem e valorizem os ecossistemas e as culturas locais. A parceria também visa à construção e disseminação de boas práticas, com foco no compartilhamento de aprendizados e resultados que possam inspirar outras regiões do Brasil.

A formalização do acordo será realizada no dia 26 de maio, no Parque Estadual Matas do Segredo, em Campo Grande (MS), com a assinatura de um Memorando de Entendimento que marca o início oficial da colaboração.

A Aliança 5P reúne pessoas e organizações proprietárias de mais de 300 mil hectares na região que, por meio da proteção de áreas naturais, buscam formar um dos maiores corredores privados de vida selvagem do planeta. O Instituto Ecofuturo, por sua vez, traz sua experiência na criação, gestão e conservação de áreas protegidas, além de ser reconhecido pela produção e disseminação de conhecimento.

Soluções para a conservação da biodiversidade

“Estamos muito felizes em anunciar essa parceria, que reforça o compromisso do Instituto Ecofuturo com a conservação ambiental, com a natureza e com as pessoas. Essa união também representa a ampliação da nossa atuação para uma região de extrema importância para a Suzano e para a biodiversidade brasileira, que é o Mato Grosso do Sul”, afirma Valéria Blos, diretora-geral do Ecofuturo.

“Para a Aliança 5P, esta parceria representa um marco na consolidação de um modelo de conservação territorial colaborativa, no qual a pecuária sustentável, o ecoturismo e a proteção da biodiversidade caminham juntos. Acreditamos que, por meio da união entre conhecimento técnico, articulação interinstitucional e compromisso institucional, podemos fortalecer uma cultura de cuidado com o Pantanal e os pantaneiros. Essa colaboração amplia nossa capacidade de gerar impacto positivo e compartilha com o Brasil e o mundo um exemplo de convivência harmoniosa entre produção e conservação”, afirma Ana Paula Felicio, secretária-executiva da Aliança 5P.

A colaboração representa um avanço importante na construção de soluções inovadoras para a conservação da biodiversidade e para a educação ambiental, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de cuidado com a natureza — fundamental para garantir qualidade de vida às atuais e futuras gerações.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.