Limpeza 4.0: o que os brasileiros esperam e imaginam para o futuro da limpeza doméstica

Levantamento de Scott® Duramax revelou que auxílio da tecnologia e economia de tempo são fatores de destaque

11/21/23
|
5
min. de leitura
Limpeza 4.0: o que os brasileiros esperam e imaginam para o futuro da limpeza doméstica

Agendas lotadas e listas intermináveis de tarefas no trabalho, em casa e com a família podem tornar a rotina de cuidados com o lar mais difícil. E os brasileiros e brasileiras querem contar com a tecnologia também na hora de simplificar e agilizar a limpeza doméstica. É o que aponta a pesquisa ‘’Hábitos de limpeza do brasileiro: antes e durante a pandemia’’ desenvolvida por Scott® Duramax, em parceria com a consultoria Grimpa. O estudo mostra que 45% das pessoas entrevistadas buscam por rapidez na realização das tarefas e 70% esperam que, com a tecnologia, produtos e equipamentos venham para facilitar a limpeza da casa.

A praticidade é o fator comum entre os equipamentos queridinhos do mercado, desde o famoso robô aspirador até os produtos multiuso, pois a pandemia trouxe algumas mudanças de comportamento e estilo de vida que permanecem nas nossas rotinas pessoais. O home office e o trabalho híbrido, por exemplo, aumentaram o tempo que passamos em casa, intensificando a necessidade e a frequência da limpeza mais pesada, que geralmente requer o uso de mais equipamentos. Quando estimulados a descrever suas rotinas de limpeza, considerando o período antes e durante a pandemia, 36% dos entrevistados contam que passaram a realizar essa atividade em sua forma mais pesada, pelo menos, duas vezes na semana.

“Além do aumento de frequência da faxina pesada, houve um expressivo crescimento do uso de produtos complementares, que garantem superfícies livres de sujeira mais facilmente, revelando uma população mais aberta para itens que podem ser usados de maneira combinada aos tradicionais desinfetantes, limpadores multiuso e álcool”, comenta Debora Bertolozzi, Gerente Executiva de Marketing da Suzano. De acordo com a pesquisa, 41% dos respondentes compraram, efetivamente, algum tipo de utensílio que agrega em eficiência e agilidade no processo de limpeza durante a pandemia, principalmente mops (20%) e aspiradores verticais (17%). “Observamos que os brasileiros querem economizar tempo no processo de limpeza da casa, mas sem comprometer o capricho do resultado”, complementa a gerente.

No campo das expectativas para o futuro, 17% dos brasileiros acreditam que as tarefas domésticas serão divididas entre os moradores do domicílio, e que deixarão de contratar mensalistas ou faxineiras, refletindo em um maior envolvimento e uma maior responsabilização dos moradores da casa com a limpeza do próprio espaço. “Independentemente de como o futuro da limpeza se apresente para nós, o cenário de oportunidades para o desenvolvimento de produtos de limpeza doméstica no Brasil segue favorável e crescente pois os hábitos dos consumidores continuam evoluindo,” comenta Bertolozzi. “Exercer um olhar estratégico para o futuro, levando em consideração novas tecnologias e hábitos, é o que faz uma marca se destacar em um setor competitivo e o que buscamos, dia a dia, em Scott Duramax®. Foi assim que o nosso Pano Reutilizável Antibacteriano foi criado, identificando a necessidade de um produto que pudesse evitar a contaminação cruzada durante a limpeza da casa, e desenvolvendo um tecno tecido que é capaz de matar 99,9% das bactérias no pano,” finaliza a executiva.

Sobre a Pesquisa “Hábitos de limpeza do brasileiro: antes e durante a pandemia”

A pesquisa “Hábitos de limpeza do brasileiro: antes e durante a pandemia” foi realizada pela Scott Duramax®, em parceria com a consultoria Grimpa, com o objetivo de compreender as percepções dos brasileiros internautas em relação aos seus hábitos envolvendo a limpeza, explorando também expectativas, bem como o que é esperado pelo público. Foram realizadas 1.013 entrevistas, a partir de uma metodologia quantitativa online, com painel de internautas. A amostra foi composta por homens e mulheres, das classes ABC1, com idade superior entre 25 e 60 anos e residentes em todas as regiões do Brasil.

Sobre Scott® Duramax

Scott® é uma marca de panos reutilizáveis e guardanapos, que desenvolve seus produtos para tornar a rotina de cuidados com o lar mais ágil e prática. Inovou no mercado lançando a categoria de panos reutilizáveis em rolo com o selo Duramax®, que tem como mascote a elefanta azul Teresita. São produtos que agarram melhor a sujeira, lavam fácil e secam rápido, trazendo praticidade e higiene durante a manutenção da casa. No Brasil, a marca conta ainda com os guardanapos Grand Hotel® e Dia a Dia®. Para saber mais, acesse o site https://www.scottpracasa.com.br/ e siga o perfil no Facebook e Instagram. 

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.