A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, desenvolve há três meses o Programa Agente do Bem no canteiro de obras da construção de sua nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS). A iniciativa já mobilizou 3.332 trabalhadores, considerando os que passaram e os que ainda estão na obra, para participarem de ações de conscientização contra o abuso, a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes, e a violência física, psicológica e sexual contra mulheres. Ao longo desse período, já foram realizadas cerca de 50 oficinas.
Os colaboradores da equipe de Desenvolvimento Social da Suzano, mobilizadores do Agente do Bem, aproveitaram dias e momentos do Diálogo Diário de Segurança (DDS) – reunião diária das frentes de trabalho para o alinhamento de mensagens importantes – para apresentar o programa e promover a reflexão de temas relativos à proteção dos direitos de crianças, adolescentes e mulheres.
Os próximos passos do Agente do Bem incluem o mapeamento local, que engloba levantamentos na gestão do empreendimento e no município para identificar vulnerabilidades e oportunidades de ações que passarão a integrar o planejamento do programa. O mapeamento também contempla a ampliação do olhar para potenciais ações a serem desenvolvidas em parceria com lideranças comunitárias, religiosas, esportivas, espaços de convivência, associações, entre outros.
Para Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano no Mato Grosso do Sul, o programa Agente do Bem contribui para o fortalecimento das ações de promoção dos direitos humanos em Ribas do Rio Pardo. “A Suzano está empenhada em traçar estratégias de desenvolvimento social com a construção da nova fábrica no município. Queremos deixar um legado de boas práticas, influenciando positivamente e despertando a cultura de prevenção a violência e de proteção da infância, adolescência e aos direitos das mulheres”, afirmou.
Agente do Bem
Lançado pela Suzano em Três Lagoas (MS) no final de 2015, o Programa Agente do Bem tem como objetivo mobilizar todos os setores da sociedade local para participar de ações de proteção dos direitos de crianças e adolescentes no município. A iniciativa conta com a parceria da Childhood Brasil, organização de interesse público que atua na prevenção e no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes empreendimentos.
Em 2021, o programa foi expandido para outros 10 municípios do Mato Grosso do Sul, consolidando-se como uma das principais estratégias de desenvolvimento social empreendidas pela empresa nas regiões onde possui operações. Em Ribas do Rio Pardo, foi lançado em setembro deste ano com a assinatura de um termo de compromisso com o poder público municipal, incluindo ainda o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) como parceiros. Na ocasião, o Agente do Bem também passou a incluir ações para a proteção dos direitos das mulheres.