Mulheres rurais de Conceição da Barra concluem qualificação em Corte e Costura

Com apoio da Suzano, SENAR e sindicato rural, projeto contou com duas etapas de qualificação na região de Itaúnas

10/28/25
|
4
min. de leitura
Mulheres rurais de Conceição da Barra concluem qualificação em Corte e Costura

Mulheres de comunidades rurais, quilombolas e indígenas da região de Itaúnas, em Conceição da Barra, no Norte Capixaba, passaram pela segunda etapa de qualificação gratuita na área de Corte e Costura. O projeto foi uma iniciativa do Sindicato Rural do município, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto.

O encerramento da segunda etapa do projeto, que envolveu o curso de Modelagem, ocorreu no dia 17 de outubro, em uma confraternização que reuniu as alunas e representantes das instituições parceiras. A qualificação foi realizada em 15 dias, com duração de 120 horas, e foi realizado nas dependências da Igreja da Comunidade Santa Isabel.

Em agosto, as alunas já haviam passado pelo curso de produção de Peças Íntimas, com duração de duas semanas. Ao todo, foram 180 horas de qualificação nas duas etapas do projeto. "Os cursos deram uma ótima base de conhecimento e técnica para elas ganharem independência profissional e criarem peças variadas por conta própria. Elas saem daqui verdadeiras costureiras, prontas para trabalharem e construírem uma renda extra", comemora a instrutora do SENAR, Marta Agnezi.

O apoio financeiro da Suzano possibilitou a aquisição de materiais e matéria-prima para as aulas, além disso, a empresa também ajudou com o custo de transporte, durante todos os dias dos cursos, para as moradoras das comunidades mais afastadas. Ao final da qualificação, as participantes receberam certificados válidos em todo território nacional e América Latina.

A analista de Relacionamento Social da Suzano, Gabriela Frinhani Nico, ressalta que a empresa apoia diversas iniciativas que visam a geração de renda em comunidades próximas às operações da empresa. "Estamos empenhados em fomentar o empreendedorismo feminino, a agricultura familiar e projetos sociais que transformam a vida da população local, agregando valores e fortalecendo a produção regional. Temos um diálogo muito próximo e de cooperação com as comunidades, resultando em apoio a diversas ações e projetos locais", completa.

O encerramento também contou com a participação de Marcia Rangel Mouta Moro, presidente do Sindicato Rural de Conceição da Barra e mobilizadora do SENAR no município. "Essa já é a terceira parceria firmada com a Suzano neste ano, que tem levado qualificação profissional para as nossas comunidades. É muito importante essa união da iniciativa privada com as instituições, gerando sustentabilidade e desenvolvimento social a todos", ressalta Marcia.

Alunas aprovam o projeto

As irmãs Anizete Martins Teixeira, de 71 anos, e Lousinete Martins Rigone, 68, contam que aprenderam a costurar ainda na infância, com a mãe. Moradoras da comunidade Santa Isabel, elas participaram juntas da qualificação gratuita oferecida na comunidade, com o intuito de expandir o conhecimento.

"Nossa mãe era costureira autodidata e passou o que sabia a diante para as filhas. Apesar disso, a gente precisava aperfeiçoar as técnicas para evoluir para uma costura mais profissional. Esse curso foi uma grande oportunidade para que, além de costurar para a família, a gente possa também produzir pra fora. Foi muito bom", afirma Lousinete.

Já a produtora rural Jose Cassiano Soares, de 31 anos, moradora da comunidade Paulo Vinhas, teve o primeiro contato com a máquina de costura durante o curso. "Fui incentivada pela minha irmã a participar. Estou muito empolgada com tudo que aprendi e quero começar a trabalhar com isso. Sou casada e mãe de dois filhos, de 7 e 12 anos, e essa nova atividade vai contribuir com a renda em casa", diz.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.