Com o objetivo de conectar empresas do norte capixaba com diversos profissionais que estão disponíveis no mercado, a plataforma online de empregos Bússola Conecta será lançada na quarta-feira (6), a partir das 18h, no espaço do Bússola Hub, em São Mateus. A iniciativa é uma parceria entre o Bússola Hub e a Suzano, empresa que é referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto.
O portal do Bússola Conecta (acesse aqui) entrou ao ar no início de fevereiro e já soma mais de uma centena de pessoas cadastradas e cerca de 30 empresas inscritas que disponibilizam ali suas vagas de trabalho. Cerca de 70 pessoas já se candidataram às vagas disponíveis. A plataforma, desenvolvida pelo Bússola Hub com apoio da Suzano, é totalmente gratuita, destinada exclusivamente a profissionais e empresas da região norte do Espírito Santo.
"O nosso intuito é aproximar os talentos e as empresas da região, impulsionar carreiras e também fortalecer a comunidade local. A plataforma vai desde a oferta das vagas de emprego para quem busca uma oportunidade, até a promoção de processos seletivos das empresas inscritas", explica uma das gestoras do projeto, Mariana Pereira.
A plataforma atua de forma democrática, atendendo todas as demandas e necessidades. Permite o cadastro de todos os perfis profissionais e proporciona oportunidades para todos: aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho e os profissionais mais experientes. As empresas utilizam a ferramenta de forma estratégica, para identificar talentos e otimizar a busca por candidatos qualificados.
Para a consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti, o apoio da empresa ao projeto está em linha com o compromisso com a responsabilidade social. "Investir em talentos da própria região é uma forma de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local. Acreditamos que a plataforma, além de ser um eficiente banco de currículos, é também uma ferramenta transformadora de vidas, aproximando quem mais precisa das oportunidades de trabalho", ressalta.
Rafaela destaca que, apesar de estar aberto a toda a população, o projeto tem um foco nas pessoas que já passaram pelos cursos de qualificação promovidos pela Suzano, e aquelas que estão abaixo da linha da pobreza. Para esse público, há visitas nas comunidades para divulgação e apoio ao cadastro na plataforma. Além disso, o projeto prevê capacitação em soft skills (termo usado para definir habilidades e competências pessoais) para as pessoas contratadas pela plataforma.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de "Renovar a vida a partir da árvore" e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).